Este bónus é o reconhecimento de uma prática abusiva por parte das empresas. Os nomes dos consultores convidados das telefónicas deveriam ser tornados públicos, para se desfazerem certas dúvidas que há muito persistem.
A continuação das fidelizações nas comunicações é a negação da livre concorrência, da economia de mercado e da livre escolha do consumidor.
Mais, a concertação de preços chega a ser tão escandalosa que as campanhas das operadoras são muitas vezes igualadas ao cêntimo.
E a fidelização é um escândalo. É como aceitar que o padeiro faça um contrato por um ano. Ou uma farmácia ou um posto de gasolina nos obrigue a uma fidelização. Podemos meter gasolina, consumir medicamentos ou comprar alimentos onde queremos. Mas não podemos fazer o mesmo com as empresas de telecomunicações.
É legítimo pensar estarem escondidas mãos por detrás desta prática. Porque razão o Regulador vem dar a graça de 10 a 20 por cento e não termina com a graçola das fidelizações? Um vizinho meu disse-me “a fidelização é um roubo”. Será?