Covid-19: 70 mortes e duas alergias à vacina da Pfizer

2
7413

Portugal contabiliza hoje mais 70 mortes por covid-19 e 4.097 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção Geral da Saúde.

Quanto aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico revela que estão internadas 3.332 pessoas, mais 69 do que ontem, dos quais 504 em cuidados intensivos, mais cinco.

Das 70 mortes registadas nas últimas 24 horas, 30 ocorreram na região Norte, 21 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 na região Centro e seis no Alentejo.

Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções, mas o maior número de óbitos continua a concentrar-se nas pessoas com mais de 80 anos.

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Alergia à vacina da Pfizer

Em Inglaterra, duas pessoas que foram vacinadas ontem com a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desenvolveram uma reação alérgica pelo que os reguladores britânicos recomendam que esta deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde inglesa emitiu o alerta para todos aqueles que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado, para não tomarem esta vacina com a qual o Governo inglês decidiu dar início a vacinação em massa da população.

Pouco depois de serem vacinados, as duas pessoas sofreram um “choque anafilático”, mas recuperaram ao receber o tratamento adequado, de acordo com as autoridades sanitárias.

A vacinação começou na terça-feira em cinquenta grandes hospitais do Reino Unido, no que o Governo chamou de “Dia V” (V de vacinação).

As primeiras doses destinam-se a pessoas com mais de 80 anos e funcionários do setor de saúde e lares de idosos. As duas pessoas com reaçõpes alérgicas são profissionais de saúde.

2 comments

  1. Qualquer vacina pode provocar alergia, Choque anafilático e eventualmente morte. Só que a percentagem é muito baixa e compensa o risco. É claro que quem tiver historial de alergias deve ter cuidado e ponderar a sua vacinação. Estes dois casos eram profissionais de saúde. O que PARECE POUCO CLARO é a forma como é apresentada a notícia. Poderá dar aso a confusões. Será intencional?

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here