Salvar o Clima, manifestação convocada

0
415

Querem que seja mais uma grande manifestação na luta contra as alterações climáticas e foi hoje convocada para o próximo dia 25 de setembro. Será mais uma ação global inspirada na figura e na ação de Greta Thunberg, a jovem que inspirou milhões de outros em todo o Mundo para este combate.

Na convocatória no Facebook está dito que “toda a gente poderá participar de uma forma segura”, pelo que se adivinha que a ação global seja um somatório de ações individuais, ou coletivas mas de pequena dimensão, na rua ou na net, em que cada um dos participantes poderá expressar a sua condenação face à ausência de políticas concretas de defesa do ambiente.

Se bem se lembram, tudo começou com a greve às aulas à sexta-feira de Greta Thunberg, uma ação individual da ativista que resultou no movimento “Fridays For Future” (sextas-feiras pelo futuro).

No ano passado, a ação foi um sucesso, com grandes manifestações de rua em todo o Mundo no final de setembro. Este ano terá de ser diferente, devido à pandemia covid-19.

Num comunicado hoje divulgado, o grupo Salvar o Clima justifica a necessidade de continuar a lutar por esta causa, porque “tanto para o nosso governo como para as grandes empresas, o lucro continua a sobrepor-se ao nosso futuro”.

No documento, a defesa do clima passa “pelo fim das concessões para explorar combustíveis fósseis em Portugal, pelo investimento e a eletrificação da ferrovia; pela criação de um setor público que lidere o processo de produção de energia renovável, pelo cancelamento de quaisquer grandes projetos que acarretem um aumento de emissões de gases com efeito de estufa, pelo acesso equitativo a água potável e a alimentos, assim como pelo acesso à habitação de qualidade para toda a população”.

25 de setembro de 2020 será numa sexta-feira.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here