Vai rebentar a bolha imobiliária em Lisboa

0
5424

Lisboa e Barcelona estão de costas viradas na questão da habitação, embora as duas cidades tenham o mesmo e severo problema: uma bolha imobiliária prestes a explodir, com milhares de casas devolutas.

Por cá, a Câmara tem património em ruínas. Na capital da Catalunha, o município vai confiscar para habitação as casas devolutas.

Subindo a Rua de São José, em Lisboa, damos com algumas amostras de casas abandonadas pela Câmara, que se repetem por toda a cidade.

rua de São José

Medina já disse que vai alugar o Alojamento Local, para o subalugar a metade do preço. Ou seja não vai arrefecer o mercado e alimenta assim os especuladores.

Por lá, em Barcelona, 14 empresas proprietárias de 194 apartamentos vazios  foram notificadas para encontrarem inquilino no próximo mês. Caso contrário o município toma posse desses imóveis, pagando uma remuneração de metade do valor de mercado.

Esses apartamentos serão arrendados para habitação, ficando as empresas sujeitas a multas até 900 mil euros.

A Catalunha permite desde 2016, que os seus municípios possam controlar as propriedades devolutas há mais de dois anos. De seguida é estabelecido um arrendamento por um período de quatro a dez anos, antes de serem devolvidas aos proprietários.

Lisboa tem hoje uma enorme bolha imobiliária identificada, prestes a explodir, mas continua a praticar preços de 2007, tal e qual quando Cavaco Silva dizia que Portugal era um paraíso.

Agora, com os socialistas no poder, e porque as coisas não mudam, o povo fica confuso e desata a dizer que “são todos o mesmo!”. A ver vamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui