Autorização de residência “online”

0
999

O SEF –  Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – tem um novo serviço ‘online’ para renovação da autorização de residência para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Assim, há cerca de 90.000 cidadãos estrangeiros que não terão de ir para a fila de um balcão de atendimento, “bastando, para tal, confirmar o pedido de renovação no Portal do SEF”, indicou este organismo.

Nesse site, os cidadãos terão de criar uma área pessoal e recorrer à funcionalidade “Renovação Automática” do título de residência.

Após a renovação automática da autorização de residência para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, o SEF vai fazer “todas as consultas de segurança para confirmar a idoneidade do requerente, bem como as consultas às bases de dados necessárias para aferir do cumprimento, pelo requerente, das suas obrigações fiscais e perante a segurança social”.

Depois é só pagar as taxas devidas ao Estado. A Autorização de Residência será remetida pelo correio para a morada indicada pelo cidadão.

O comunicado do SEF diz que este novo serviço ‘online’ dá cumprimento ao despacho nº 5793-A/2020, que visa a implementação de um procedimento simplificado de instrução dos pedidos de concessão de autorização de residência.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here