HIROSHIMA e NAGASÁQUI

0
915

A 6 de agosto de 1945 foi lançada a 1ª bomba atómica sobre o Japão. A cidade de Heroshima e a sua população foram as cobaias do lançamento da primeira arma de destruição em massa desenvolvida pelo exército dos EUA.

Hiroshima depois da bomba atómica ter rebentado

Três dias depois, a 9 de agosto, a 2º bomba foi lançada sobre Nagasáqui.

Uma das vítimas da bomba atómica sobre Nagasáqui.

Foi um crime contra a humanidade que ficou impune: mais de 100 mil mortos no momento das explosões e outros tantos até ao final de 1945, na sequência dos ferimentos. Ao longo do tempo, entre os sobreviventes e os seus descendentes, são elevadíssimos os índices de malformações e doenças oncológicas, devido à radiação.

Os Estados Unidos da América alegaram que era urgente terminar com a guerra e que por isso usaram as bombas atómicas. Uma desculpa esfarrapada, naqueles dias de agosto de 1945, o Japão já estava à beira da derrota, aceitaria negociar a rendição, a agressão dos americanos apenas se entende pela vontade de experimentar a bomba e verificar os seus efeitos num cenário real e serviu, ao mesmo tempo, para mostrar aos inimigos mais poderosos que não valia a pena pretenderem enfrentar os EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui