Sem querer fazer publicidade, temos de dizer que o Intermarché da Malveira faz anos. Dizem os anúncios que são 17 aninhos de bons negócios. O grande retalho alimentar sempre engordou os acionistas das empresas. Ainda bem para eles.
Nas comemorações do aniversário, o Intermarché da Malveira festeja com quem quer, evidentemente. E pelo que nos é dado a ver, festeja com os clientes mais abonados, aqueles que podem ir à loja gastar 50€ de uma só vez. Para estes clientes, e só para estes, por cada 50 gastos, há um desconto em cartão de 10€. Valor que pode ser gasto no que o cliente quiser, mas não quando o cliente quiser. Diz o folheto que os 10 € creditados no cartão terão de ser gastos em dias específicos. Se nesses dias não puder ir à loja, perde o valor creditado.

Parece evidente que esta imposição se destina a eliminar uma parte dos felizes contemplados. As pessoas que fazem compras avultadas não passam a vida no supermercado. Vão lá uma vez ou duas por mês, talvez. E em agosto menos ainda, porque há muitos que vão de férias. E perdem os 10 euritos guardados no cartão. Alguém no Intermarché deve ter feito essas contas.
Outra questão é o que transparece deste esquema destinado a “premiar” só os que podem gastar mais dinheiro. Os mais pobres são desdenhados, embora sejam a maioria dos clientes de qualquer supermercado. Com isto, o Intermarché da Malveira revela ausência de preocupações sociais. E não lhes custava nada alargar o “desconto” a toda a gente. E podem crer que 20% de desconto teria mais significado para os que menos têm do que para os outros. Isso sim, seria uma festa.