Os carros têm cada vez mais eletrónica, equipamentos dedicados a aumentar a segurança dos veículos. E se no princípio só os topo de gama pareciam “árvores de natal” com tantas luzinhas e botões no tablier, ou até mesmo no volante, agora a coisa democratizou-se e até os modelos menos caros vêm com eletrónica “aos molhos”.
Também é verdade que a introdução dessas tecnologias tornou-se obrigatória, devido a novas regras da União Europeia. Por exemplo, desde o passado dia 7 que entrou em vigor uma nova lei que obriga a várias inovações em todos os veículos novos vendidos no mercado comunitário.
No total, são sete os dispositivos que passam a equipar os carros e vão desde o assistente inteligente de velocidade, aviso de paragem de emergência, apoio à marcha-atrás com câmara ou sensores de estacionamento, detetores de obstáculos, passando por avisos de sonolência e de distração do condutor até à caixa negra que regista acidentes.
RENAULT 5 100% ELÉTRICO
As novas regras tornam os automóveis novos mais seguros, mas, também, mais caros. Para alguns modelos também constitui uma sentença de morte porque deixam de poder ser comercializados. Foi o caso do Renault Zoe, o primeiro 1005 elétrico da marca, que deixou de ser produzido. Os novos equipamentos iriam tornar o veículo demasiado caro.
Desaparece o Zoe, ressuscita o Renault 5 na versão 100% elétrica. Este novo modelo deverá começar a ser comercializado em Portugal em setembro. Não sabemos a que preço.
