Um guia para escolher o automóvel certo

0
1255

Comprar um automóvel é sempre um grande passo, especialmente pelo dinheiro envolvido no processo, sendo por isso importante que a escolha que fizermos seja a mais acertada possível.
Além do dinheiro, a compra de um automóvel acaba por ser sempre condicionada pelo nosso gosto pessoal e pela utilização que lhe estamos a pensar dar, fatores que batem de frente com a enorme lista de modelos disponíveis no mercado e tornam a escolha ainda mais complicada.
Para ajudá-lo nesta sempre difícil tarefa de escolher o automóvel certo para si, tome nota das dicas que lhe vamos oferecer neste guia.

1º passo: definir a utilização

A primeira coisa a fazer é pensar na utilização que vai dar ao carro. Será utilizado, maioritariamente, para passeios com a família? Será utilizado para o levar para o trabalho? Servirá como instrumento de trabalho?

Caso precise do carro para trabalhar e mover-se em meio urbano, escolha um modelo citadino, mas se vive numa zona suburbana ou rural, um carro mais robusto, como por exemplo um comercial ou um jipe, será o mais indicado.
Já se procura um automóvel em que consiga levar a família a passear ou para deixar os filhos na escola, aconselhamos a que escolha um SUV, já que é mais espaçoso e seguro.


2º passo: qual o combustível preferido?

Para além de quem vai transportar, a quilometragem diária que fará com o automóvel também deve ser tida em conta devido ao preço do combustível.
Se necessitar do carro para deslocações curtas, aconselhamos que escolha um modelo a gasolina ou híbrido. Já se, pelo contrário, o carro vai percorrer muitos quilómetros diária ou semanalmente, um 100% elétrico ou um híbrido-plug-in será a opção mais económica.
Temos ainda que referir que na compra de um carro 100% elétrico, o Estado oferece-lhe um subsídio de 4 mil euros e a isenção do pagamento do ISV (Imposto Sobre Veículos) e IUC (Imposto Único de Circulação), o que lhe vai permitir poupar ainda mais.

3º passo: carro novo ou usado?

Apesar de um automóvel novo ser mais caro, terá direito a garantia e as despesas de manutenção serão menores.
No caso da garantia, é importante sublinhar que, por norma, os carros japoneses oferecem uma garantia mais extensa do que os europeus.
Se optar por um carro usado, o preço será menor, mas poderá encontrar surpresas desagradáveis e ter mais gastos com manutenção.
Assim, antes de adquirir um usado, faça um test drive e verifique se a pintura apresenta sinais de ferrugem, se existem fugas de óleo ou líquido refrigerante, se a suspensão está a trabalhar corretamente e se o motor produz barulhos estranhos.
Nota: caso adquira um carro usado a um particular, não terá direito a qualquer garantia., por isso opte sempre por comprar a um profissional.

4º passo: filtrar as opções em função do preço

Depois de ter limitado a sua oferta com base nos passos anteriores, é altura de filtrar os carros que tem em vista em função do preço.

5º passo: conseguir financiamento

O último passo a dar neste guia para escolher o automóvel certo para si é conseguir o financiamento para a compra.
Caso não tenha o dinheiro necessário para a aquisição do carro que tem em mente, a melhor solução é pedir um crédito automóvel, solução financeira que se adequa, em termos de montantes, prazos de reembolso e taxas de juro, à compra de um automóvel novo ou usado.
Graças à digitalização dos processos de contratação bancária, o acesso a um crédito automóvel é mais simples e rápido do que nunca, senão veja:
Depois de digitar “crédito automóvel”, “empréstimo para carro” ou “financiamento de automóveis” e clicar no “enter” do seu smartphone ou PC, vai deparar-se com uma extensa lista de soluções de crédito automóvel.
Vamos imaginar que, neste ponto, decide clicar na solução de crédito automóvel do Credibom. Ao entrar nesta página, vai deparar-se, imediatamente, com um simulador que lhe permitirá calcular o valor da prestação mensal em função da escolha de montantes de financiamento entre 7500 euros e 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 24 aos 120 meses.
De sublinhar que, entre as muitas vantagens do financiamento de veículos, contam-se um seguro automóvel com a cobertura que mais se adequa às suas necessidades e o registo da viatura em seu nome.
Caso o resultado da simulação lhe agrade, basta clicar na barra “Fazer Pedido”, preencher o formulário online que se segue e anexar os documentos necessários. Após a submissão do pedido, o Credibom vai dar resposta à sua solicitação no prazo máximo de 24 horas.
Se a resposta for positiva, a transferência do dinheiro acontece em apenas 48 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui