A idade média dos automóveis em circulação nas estradas e ruas de Portugal é cada vez maior. Dados de 2023, indicam que a média de idade dos automóveis chegou aos 13,6 anos. O problema é que está a aumentar. A velhice das máquinas implica riscos para a segurança rodoviária e é um sinal de alarme para as empresas do setor. Todos sabemos que os veiculos novos são mais seguros, mais tecnológicos, menos poluentes. E nem estamos a falar de veículos elétricos (EV) ou híbridos.
Segundo dados divulgados pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), em 2023 o número de veículos abatidos diminuiu 7,5%, num total de 101 315 automóveis desmantelados. Boa parte destes carros eram mesmo velhos, com uma média de idade de 25 anos.
Significa isto que uma boa parte da população portuguesa não tem dinheiro para trocar de carro. Significa também que continuamos a ter em circulação muitos carros poluentes, em termos daquilo que sai pelo escape do motor.
Neste momento, não há qualquer incentivo ao abate de veículos em fim de vida nem para a compra de EV. No site do Fundo Ambiental está uma singela informação, colocada pelo anterior Governo: “Informamos todos os interessados que os apoios ao abate de veículos ligeiros e à aquisição de veículos de emissões nulas serão eventualmente definidos pelo próximo Governo. O Fundo Ambiental não dispõe de qualquer outra informação sobre estes apoios.”
APOIOS SUSPENSOS
O anterior Governo pretendia recuperar o incentivo ao abate de veículos em fim de vida, depois de ter sido abandonado em 2010. O plano era dar início ao novo incentivo a partir do 2º semestre de 2024. As inesperadas eleições e a mudança de Governo deitaram tudo a perder.
O impacto orçamental desta medida estava estipulado em 129 milhões de euros, com os incentivos a variarem entre os 2.000 e os 6.000 euros. No caso de um abate a um veículo ligeiro, o incentivo seria de 4.000 euros, valor que poderia ser descontado na compra de um carro elétrico novo ou usado, até quatro anos.
Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), circulam nas estradas portuguesas cerca de milhão e meio de veículos ligeiros com mais de 20 anos.