MARCA PORTUGUESA USA MAGIA NEGRA

0
1098

São costureiros ou costureiras, portugueses (partimos desse princípio), cremos que não têm loja física, vendem nas redes sociais. Estão a dar nas vistas.

Às vezes basta um pormenor, para sair do anonimato. Com a marca ‘Coscose’ é o que parece estar a acontecer. Quem visitar as páginas do Facebook e do Instagram, o que encontra é artesanato em forma de bolsas, pins, broches, peças decorativas, tudo em panos cortados e cozidos manualmente. Muitas coisas giras, mas nada de espantar. Exceto as bonecas voodoo (pela originalidade da ideia e atrevimento), coisas da magia negra ancestral que só resulta em quem acredita.

Bonecas que representam gente menos estimada, odiada até, e que se destinam a ser furadas com alfinetes. O objetivo é desopilar a animosidade. Se a vítima souber que está a ser alvo dessas agulhas pode sugestionar-se e começar a sentir algumas dores. Se acreditar muito, acaba por morrer.

As bonecas voodoo representam personalidades conhecidas por quase todos. O campeão parece ser Donald Trump, mas há também Erdogan, Bolsonaro, Abascal, Putin, Meloni, entre outros. Ditadores ou candidatos a tal. Da cena internacional, falta a boneca Zelensky. Da cena nacional, a representação única é de André Ventura, embora existam mais alguns fascistas por aqui. Também não vislumbrámos nenhum dos simpáticos dirigentes árabes ou iranianos ou filipinos ou birmaneses. Ou seja, há muitas bonecas por fazer.

a boneca André Ventura acompanhada pela boneca Abascal, o líder da extrema-direita de Espanha

É curioso encontrar uma referência a esta marca portuguesa na página do Grupo Wagner na rede Telegram. Sendo gente afeta a Putin, seria de esperar algum insulto. Mas não. Apenas um sorriso e a questão: “Há uma loja em Lisboa que vende bonecas voodoo com caras de presidentes. Qual deles escolhe?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui