O QUE FAZ SUBIR OU DESCER O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

0
1151

O preço que o consumidor final paga pelos combustíveis não depende dos chamados “mercados”. Depende da vontade dos gestores das petrolíferas e dos produtores de petróleo.

Não é preciso jogar na bolsa para sabermos que os argumentos para as subidas e descidas das cotações variam entre as “perceções”, os “medos” e as “expetativas” dos “mercados”. Fatores aleatórios impossíveis de serem verificados. Não tem nada a ver com o balanço entre a oferta e a procura. Ou seja, o petróleo aumenta porque meia dúzia de sheiks e de oligarcas de várias nacionalidades combinam jogo entre si.

Haver uma guerra na Ucrânia afeta tanto a produção de petróleo como a guerra que há 8 anos despedaça o Iémen (bombardeado e invadido pela Arábia Saudita), onde neste momento estão 27 milhões de pessoas a morrer de fome, segundo a ONU. Ou a guerra na Síria, 11 anos de conflito ainda sem fim à vista e que envolve os exércitos da Síria, da Turquia, guerrilhas curdas e sírias e, ainda, operações especiais dos EUA.

Entre guerras civis e guerras convencionais, ao todo há 28 conflitos em curso, neste ano de 2022. E só agora é que o petróleo se sobressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui