Português Abramovitch a salvo das sanções

0
2210

Roman Abramovitch não foi expulso da Grã-Bretanha nem alvo de sanções no âmbito das políticas que estão a ser implementadas contra a Rússia e a oligarquia russa.

A notícia sobre a sua expulsão nasceu de uma declaração falsa proferida pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. No parlamento inglês, Boris disse que “Mr Abramovich was already facing sanctions” (tradução: o sr. Abramovitch já está a sofrer sanções). Mas era falso.

Acontece que Roman Abramovitch tem cidadania portuguesa, além de ser também israelita. E lituano. E russo. Portanto, tem passaportes para todos os gostos. Tem pelo menos dois passaportes que lhe permitem viajar para a Grã-Bretanha sem precisar de visto sequer. Não trabalha lá, apesar de ser dono das empresas que controlam societariamente o clube de futebol Chelsea.

Em relação às falsas declarações do primeiro-ministro sobre Abramovitch, o porta-voz do Governo britânico afirmou que elas “serão corrigidas”, segundo noticia da BBC online.

A verdade é que se todos os multimilionários russos do círculo de Vladimir Putin tiverem outras nacionalidades além da russa, uma parte das sanções económicas fica sem efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui