Nunca nada é definitivo, os cientistas não dormem. Evidência disto é a comercialização prevista para o verão de 2022 do primeiro automóvel a energia solar.
Trata-se de um carro holandês, a empresa surgiu propositadamente para desenvolver este projeto. A empresa chama-se Lightyear e o carro de que falamos é o Lightyear One. Ou seja, quem viver há de ver o Lightyear Two e o Three e o Four…
Motor elétrico e 5 metros quadrados de painéis solares de última geração que cobrem praticamente todo o veículo. O carro tem muitos pormenores técnicos interessantes, deixamos isso para os coca-bichinhos da tecnologia. O que interessa dizer à maioria dos leitores é que a fábrica só vai produzir 946 veículos e que cada um custa 150 mil €. Como tudo o que é novidade e tecnológico, é coisa só para ricos. Ficamos com a esperança de que os chineses consigam copiar e fazer a 25% desse preço.
Com a bateria completamente carregada, este carro tem autonomia para 725 quilómetros, mas como a bateria é alimentada pelos painéis solares, em teoria a autonomia é de meses a perder de vista. Ou seja, é conveniente deixar o carro fora da garagem durante o dia. No site da Lightyear já se aceitam encomendas. Mas tem de pagar tudo logo no ato da reserva.