Covid-19: 161 mortes e o sonho do Almirante

0
629

Ponto da situação sobre a pandemia: o número de mortes diárias continua a diminuir, hoje há registo de 161 mortes; estão internadas 5.829 pessoas, menos 241, das quais 853 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, menos nove. O único indicador que não desceu foi o de novos casos que hoje está em mais 4.387 casos de infeção. Ontem houve registo de 2.583 novos casos. São variações abruptas e que devem estar relacionadas apenas com o número de testes que se fazem em cada dia. Quando não se testa, não se encontram casos…  

 Almirante sonha com 150 mil vacinações dia

Quanto ao plano de vacinação, o Almirante Gouveia e Melo puxou da calculadora e veio dizer que o país tem capacidade para vacinar 150 mil pessoas por dia, mas que tudo depende dos fornecedores de vacinas.

“O país tem capacidade para um ritmo muito elevado de vacinação, e vamos fazê-lo, assim haja vacinas para isso”, afirmou o coordenador do plano de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, estimando que o país, usando a capacidade máxima, consiga administrar “entre as 100 e as 150 mil vacinas por dia, em períodos normais e nos fins de semana duplicar isso”.

Embora não se perceba como haverá maior capacidade de trabalho aos fins-de-semana (os jornalistas não lhe colocaram essa questão), o Almirante explicou que o plano prevê a utilização dos centros de saúde espalhados pelo país, 910 postos de vacinação segundo ele próprio informou, rede que pode ser alargada até aos 1200 postos de vacinação.

Para já, segundo o coordenador do plano de vacinação, estamos a vacinar 22 mil pessoas por dia. Devagarinho, portanto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui