SEF e PSP vão ser extintas

O diretor nacional da PSP, Magina da Silva, propôs o fim do SEF e da própria PSP. A ideia será criar a Polícia Nacional, novinha e sem vícios.

0
2019

O fim do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está por dias, agora que Magina da Silva, Director Nacional da PSP, entrou na história. Magina da Silva é originário nas funções de chefia do Grupo de Operações (GOE) um dos mais prestigiados Grupos Antiterrorismo da Europa.

Magina da Silva defende a criação de uma Polícia Nacional, que faça a fusão do SEF e da PSP. Depois do horroroso assassinato do ucraniano Ihor Komenyuk, o SEF ficou debaixo de todas as suspeitas. O botão de pânico nas salas de interrogatório ainda piorou mais a imagem do SEF.

O SEF e a PSP estão cheios de vícios. A título de exemplo, na PSP uma mãe permanece horas algemada a um banco metálico, porque na escola não lhe entregaram o filho. Pede ajuda à PSP e acaba no tribunal acusada de injurias. O caso envolvia conflito familiar e a retirada do filho dos Pupilos do Exército. No Tribunal os policias apresentam versões contraditórias. Assisti.

Outro caso, seis policias, entre eles o oficial-dia à 3ª Divisão, invadem uma casa e nela permanecem 5 horas sem mandado de busca. Estão a intervir ilegalmente num caso de direito de Família que se encontrava em Tribunal. São expulsos por ordem da magistrada pública de serviço quando foi alertada para a ocorrência. Assisti. 

Ou ainda uma queixa por roubo apresentada numa esquadra. O caso envolve uma cliente de um conhecido advogado. Furto de objectos pessoais de elevado valor estimativo e de valor profissional. Ao fim de dois anos e meio, a queixosa ainda não foi ouvida. Assisti.

Ou oito agentes da PSP condenados pelo Tribunal de Sintra por incidentes graves no Bairro da Cova da Moura. São muitos os casos. Mas nada que se compare com a barbaridade do que aconteceu no SEF. A Comissária Europeia Ylva Johanson  já se reuniu com o ministro Eduardo Cabrita.

É o fim definitivo do SEF que sempre teve problemas graves, desde o tempo de Armando Ramos, que entrevistei há 20 anos, a Manuel Palos (“Caso dos Visto Gold”) com quem fiz várias reportagens.

Magina da Silva encontrou-se agora com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Magina da Silva, é um GOE, cheio de currículo e valor. Vamos ter uma Polícia Nacional sem amiguismos, favores e encobrimentos. A agir dentro da lei. 

Faço votos que seja tão premiada como tem sido o GOE desde os tempos do Coronel Gama Diogo, passando pelo Major Piteira. Uma Polícia Nacional. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui