Foto inédita do cérebro tirada por portugueses

Dois jovens cientistas portugueses estão na vanguarda das pesquisas mundiais do nosso cérebro.

0
1077

É uma fotografia inédita, fabulosa, mostra uma parte importante do nosso cérebro. Foi tirada por 2 jovens cientistas portugueses. E revela uma zona do cérebro humano responsável pelo tónus muscular e movimentos motores. De grande complexidade

Paulo Ferreira e Joana Guedes, os autores , são cientistas portugueses que estão na linha da frente das grandes pesquisas mundiais do cérebro humano.

Li um texto deles e fiquei maravilhado. É a foto do cerebelo que “alberga quase metade de todos os neurónios do cérebro. As células Purkinje (verde) estão no centro desta região, sendo os neurónios maiores e mais elaborados que conhecemos”.

Estas células têm formam uma “floresta” espessa que permite o processamento da informação neuronal e sua transmissão para fora do cerebelo.

O cerebelo é responsável pelo equilíbrio, pelo controlo do tónus muscular, dos movimentos involuntários. Nesta imagem conseguimos ver os circuitos do córtex do cerebelo, observando as diferentes células que formam as milhares de  conexões.
A imagem foi obtida através de microscopia confocal. As especificações são as seguintes: objetiva 20x, Calbindina – verde, Parvalbumina – laranja, DAPI, azul. A imagem está em concurso e merece o nosso like AQUI.

Em tempo de Covid-19 há notícias felizes. Os dois jovens cientistas portugueses fazem-nos acreditar num Portugal melhor.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here