Casamentos forçados

1
895

O casamento civil não permite fidelizações. Mas em Portugal um simples contrato de comunicações permite.  O divórcio pode ser pedido em qualquer circunstância. Mas no negócio das comunicações por telemóvel há fidelizações por 2 anos.

Em dezembro de 2019, a Autoridade da Concorrência analisou a fidelização e os custos de mudança no sector das telecomunicações e concluiu que a actual política de fidelização reduz os incentivos à concorrência e deixa os consumidores mais vulneráveis. A Defesa do Consumidor tem batalhado contra a fidelização, que distorce a liberdade individual e a livre concorrência. Sem sucesso.

Mas não é só a fidelização que atrapalha a liberdade e os bolsos dos portugueses. É também a não fidelização. Por exemplo, sabe quanto custa uma chamada para as informações da sua rede de telemóvel? Cada minuto pode custar um euro. Ou seja, liga para mudar o seu tarifário ou alterar o pacote contratado e a empresa “come-lhe” o saldo! Estão sempre a comer-lhe vorazmente o saldo.

Ao comprar, por exemplo, um cartão pré-pago com 7 mil minutos de chamadas ou sms, mais 2 gigabytes de internet por 10 euros, tem de carregar de imediato 5 euros. Parece um bom negócio. Mas se ligar para a sua operadora está frito. 5 minutos e o telefonema ficou a meio. Ou seja a operadora consumiu-lhe o carregamento de 5 euros e toca a carregar outros 5. Mesmo com os tais 7 mil minutos por utilizar.

Estas espertezas são as mesmas das televisões que usam chamadas telefónicas de valor acrescentado a começar por 76. Parece um número fixo mas não é, como já veio alertar a Provedora da Justiça.

Até o distante Estado do Mato Grosso no Brasil já se apercebeu destes abusos e proibiu as fidelizações telefónicas. Por cá os deputados da Assembleia da República continuam a passar ao lado das indicações da ANACOM e das sucessivas recomendações da DECO. Devem andar muito folgados dos bolsos. E a Alta Autoridade para a Concorrência muito distraída. Porque nem sequer repararam que as ofertas dos operadores chegam a ter semelhanças ao cêntimo.

1 comment

  1. atenção as letras miudas nos contratos MEO senão pagam gato por lebre,, pacote M4O satélite: 67 canais dos quais 20 repetidos HD,, rede para tlm ZERO, tinha de se sair de casa para fazer ou receber chamadas. Net diziam por satelite com 40mgb,,, na verdade net e telefone por cabo de cobre e a máxima velocidade da mesma e atestada pelos tecnicos 1,2 mgb
    rescisão por incumprimento contratual….resposta da meo:
    Julgamento marcado para Março de 2021
    se isto não é enganar cliente ,,,, será o que?????

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here