VAMOS FALAR DE HABITAÇÃO

CAPÍTULO 1

0
48

Comecemos por olhar para a evolução histórica da habitação em Portugal. Para compreender o presente também tem de se conhecer o caminho que nos trouxe até aqui.

A habitação em Portugal: uma perspetiva histórica

A primeira intervenção directa do Estado português na habitação social começou a ganhar forma nos últimos anos da I República, impulsionada pela grave carência de condições de higiene e salubridade em que viviam largas franjas das classes trabalhadoras.

Em 1918, o Decreto n.º 4.137, de 25 de Abril — curiosamente, na mesma data que viria a marcar a nossa história décadas mais tarde — estabeleceu as bases da primeira política pública de habitação em Portugal, sob a tutela do Ministério do Comércio. Contudo, num contexto de profunda instabilidade e conflitualidade políticas, que culminaria no golpe militar de 1926, este plano não chegou a concretizar-se durante a I República. Os projectos acabariam por ser concluídos ou inaugurados já na década de 1930, sob a Ditadura Militar e o Estado Novo, que lhes conferiram uma nova orientação ideológica e económica, enquadrando-os na política das chamadas «casas económicas».

A verdade é que o Estado republicano não conseguiu inaugurar nenhum dos grandes bairros sociais que projectou. A instabilidade governativa, marcada pela sucessiva queda de governos, e os custos decorrentes da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial contribuíram para esvaziar os cofres públicos e comprometer a execução dos projectos. Dois dos casos mais emblemáticos só viram as suas habitações concluídas mais de uma década depois, já sob a Ditadura Militar e o Estado Novo, que herdaram as obras iniciadas e lhes deram continuidade:

  • Bairro do Arco do Cego, em Lisboa: planeado durante a I República, com a primeira pedra lançada em 1919, teve as obras praticamente paralisadas durante a década de 1920. Só foi concluído e inaugurado em 1935, totalizando 481 moradias.
  • Bairro da Ajuda/Boa Hora, em Lisboa: teve um percurso semelhante. Projetado e iniciado durante a I República, só viu as habitações entregues às famílias na década de 1930.

Em contraciclo com a inacção do poder central, algumas iniciativas foram concretizadas localmente. A Câmara Municipal do Porto, ainda nos primeiros anos da República, promoveu pequenos núcleos habitacionais e bairros operários, procurando travar a proliferação das chamadas ‘ilhas’, alojamentos destinados à população trabalhadora, frequentemente desprovidos de condições mínimas de higiene e salubridade.

Também estas iniciativas se revelaram insuficientes perante a dimensão das necessidades. Entretanto, a iniciativa privada construía pátios, vilas operárias e ‘ilhas’ para alojar a classe trabalhadora, mas, em muitos casos, sem assegurar condições mínimas de habitabilidade.

Lisboa, bairro social na I República

O Estado Novo e a política de habitação

Com o Estado Novo (1926-1974), a política de habitação mudou radicalmente de orientação.

O regime liderado por António de Oliveira Salazar percebeu a importância das casas enquanto forma de enquadramento ideológico e controlo social e promoveu a construção de dezenas de milhares de edificados ao longo de quatro décadas. Todavia, apesar da dimensão da intervenção, a política habitacional do regime nunca conseguiu responder às necessidades reais do país. Uma parte significativa da população continuou sem acesso a habitação condigna, sendo empurrada para os bairros de lata ou para a construção clandestina nas periferias. A intervenção do Estado fazia-se através de diferentes programas, segmentados em função da condição económica, da profissão e da posição social dos destinatários.

Entre os principais modelos destacavam-se:

  • Casas Económicas (propriedade resolúvel): lançadas em 1933, constituíram o programa mais emblemático do regime. O Estado promovia a construção de moradias unifamiliares, frequentemente geminadas e com quintal, organizadas em bairros que reproduziam uma imagem de pequenas aldeias na periferia das cidades. As famílias pagavam prestações que funcionavam como amortização do imóvel, adquirindo a propriedade após um período de 20 ou 25 anos. Neste modelo terão sido construídas cerca de oito mil a dez mil habitações na primeira metade do regime.
  • Casas para Famílias Pobres: destinadas às camadas economicamente mais desfavorecidas, através de bairros de construção económica e rendas de carácter social.
  • Casas de Renda Económica: financiadas, em grande medida, através das Caixas de Previdência e destinadas sobretudo à classe média e a determinados grupos profissionais, incluindo funcionários públicos. Foi neste modelo que se generalizou a construção de blocos de apartamentos, em alternativa às moradias unifamiliares.

Ao longo de todo o regime, o Estado Novo terá promovido diretamente cerca de 35 mil a 40 mil habitações sociais e económicas.

Lisboa, bairro Caramão da Ajuda, 1950
Construção da Praça de Alvalade, 1950 (á direita av igreja, em frente Av Roma)

Nas primeiras duas décadas, até 1950, o ritmo de construção foi relativamente lento, contabilizando pouco mais de dez mil a doze mil habitações em todo o continente. Nas décadas de 1950 e 1960, perante a dimensão crescente do êxodo rural — a migração massiva das populações do campo para os principais centros urbanos, sobretudo Lisboa e Porto —, o regime foi obrigado a acelerar a construção. Um dos exemplos mais significativos desta expansão tardia foi o planeamento dos Olivais e de Chelas, em Lisboa, durante a década de 1960. A atribuição das habitações obedecia também a critérios de enquadramento social e ideológico, privilegiando, em muitos casos, os chamados ‘chefes de família’ considerados exemplares, politicamente moderados ou associados às estruturas corporativas do regime, designadamente aos Sindicatos Nacionais.

Apesar dos programas lançados, o ritmo de construção nunca acompanhou o crescimento das cidades. Milhares de pessoas continuaram a viver em condições extremamente precárias, em bairros de lata ou em construções clandestinas nas periferias urbanas.

(continua)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui