Há episódios no futebol que ultrapassam largamente o futebol. O que aconteceu em torno de Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e da Seleção Portuguesa é um desses casos.
Não porque Cristiano Ronaldo esteja acima da Seleção — não está. Não porque tenha direito adquirido a ser titular — não tem. E muito menos porque a dimensão extraordinária da sua carreira lhe conceda uma espécie de imunidade perante as decisões de um treinador.
Mas precisamente porque estamos a falar de Cristiano Ronaldo, de uma das maiores figuras da história do futebol mundial e, sobretudo, de alguém que construiu a sua relação com a Seleção ao longo de duas décadas, este episódio exigia mais do que uma decisão técnica. Exigia inteligência humana.
E é aí que começa a verdadeira questão. Entre a autoridade e o respeito. Jorge Jesus tem o direito – e a responsabilidade – de escolher quem joga. Um treinador que não possa tomar decisões técnicas deixa de ser treinador.
Cristiano Ronaldo, por seu lado, pode discordar, pode sentir-se injustiçado, pode até reagir emocionalmente. É humano. O que não pode é transformar a sua extraordinária história num argumento de autoridade sobre a equipa. Mas há uma diferença fundamental entre reconhecer isto e reduzir tudo a uma questão de ego.
Cristiano Ronaldo construiu uma carreira que não nasceu de privilégios. Nasceu de uma extraordinária capacidade de trabalho, de disciplina, de sacrifício, de uma vontade quase obsessiva de superar-se e de uma relação excepcional com a bola e com o jogo. É um exímio na arte do domínio da bola, do gesto técnico, da finalização e da transformação da vontade em desempenho.
Foi campeão europeu por Portugal em 2016. É o jogador com mais internacionalizações e mais golos pela Seleção. A sua dimensão ultrapassa o futebol português e pertence já à história do futebol mundial. Reconhecer tudo isto não significa conceder-lhe privilégios. Significa apenas que uma figura desta dimensão não pode ser tratada como se fosse um jogador qualquer.
A difícil relação com o tempo
Há outra questão que não pode ser ignorada: o tempo.
Cristiano Ronaldo construiu a sua identidade profissional sobre a ideia de que o esforço pode vencer quase tudo. Treinou mais, cuidou mais do corpo, exigiu mais de si próprio e transformou a ambição numa forma de existência. Mas há uma adversidade contra a qual nem o trabalho mais extraordinário consegue vencer definitivamente: o tempo.
A idade modifica o corpo, a velocidade, a recuperação, a capacidade de repetição, a importância de determinados movimentos. E modifica também a percepção que o próprio jogador tem de si.
Talvez uma das maiores dificuldades de um campeão seja precisamente esta: perceber que continuar a ser extraordinário não significa necessariamente continuar a ser o mesmo jogador.
É aqui que o ego entra na equação. Ronaldo tem um ego enorme. Seria absurdo fingir que não. Mas reduzir toda a sua personalidade ao ego seria igualmente absurdo. Porque o mesmo ego que pode produzir reações difíceis de compreender é também parte da força que o levou a querer ser melhor todos os dias, a suportar críticas, derrotas e enormes exigências físicas durante tantos anos.
O problema não é ter ego. O problema começa quando o ego deixa de estar ao serviço da equipa. E isso vale para todos.
A conversa que talvez tivesse evitado tudo
É precisamente por isso que, antes de qualquer exposição pública, deveria existir uma conversa privada. Uma conversa de homens. Sem câmaras. Sem jornalistas. Sem comunicados. Sem necessidade de alguém sair vencedor.
Jorge Jesus poderia explicar a Ronaldo, com frontalidade, que uma decisão técnica não significa uma desvalorização da sua história. Ronaldo poderia dizer aquilo que sente, sem que isso fosse imediatamente transformado numa afronta à autoridade.
E a Federação deveria estar suficientemente próxima para perceber quando uma divergência técnica começa a transformar-se num problema institucional.
É assim que se administram personalidades fortes. Não humilhando-as. Não cedendo-lhes. Não alimentando-lhes o ego. Mas estabelecendo limites com respeito.
A responsabilidade da Federação
É aqui que a Federação Portuguesa de Futebol tem uma responsabilidade que vai muito além da organização de jogos. Uma Federação não deve apenas convocar jogadores, organizar estágios e tratar da logística da Seleção. Tem também uma responsabilidade institucional sobre o ambiente humano em que a equipa trabalha.
Quando existem personalidades desta dimensão – um treinador com autoridade, um jogador com uma história gigantesca e uma instituição que representa o país – a gestão dos conflitos não pode começar depois de o conflito chegar à praça pública. É preciso antecipá-los.
E talvez estas sejam as palavras que melhor definem o problema: gestão dos egos. O ego de Cristiano Ronaldo. O ego de Jorge Jesus. O ego institucional da Federação. Nenhum deles pode ser maior do que a Seleção.
E nós, que observamos? Há ainda uma responsabilidade nossa: daqueles que comentam, escrevem, analisam e julgam. Não me refiro à imprensa como um bloco. Há jornalistas e comentadores que conhecem profundamente o futebol, que sabem distinguir factos de interpretações e que tratam as pessoas com equilíbrio. Mas existe também uma tendência crescente para explicar personalidades complexas através de palavras simples.
E aqui encontramos um certo analfabetismo interpretativo do nosso tempo: a dificuldade em compreender aquilo que não cabe facilmente numa explicação rápida.
Ronaldo é reduzido ao ego. Ou à arrogância. Ou à incapacidade de aceitar a idade. Ou à dificuldade em aceitar uma decisão.
Talvez algumas dessas características possam fazer parte da realidade. Mas nenhuma delas, isoladamente, explica uma personalidade construída ao longo de quarenta anos de vida e de mais de duas décadas de futebol ao mais alto nível.
Saber quantos golos um jogador marcou não significa conhecer o homem. E conhecer algumas das suas reações públicas também não significa conhecer aquilo que se passa dentro dele.
A crítica é legítima. A caricatura não. A imprensa tem o direito de questionar Ronaldo. Tem o direito de questionar Jorge Jesus. Tem o direito de questionar a Federação. Mas quanto maior é a figura que se analisa, maior deveria ser também a responsabilidade de quem a analisa. Menos certezas instantâneas. Mais contexto. Menos diagnóstico de personalidade. Mais compreensão dos factos. Menos julgamento moral. Mais inteligência.
O que Ronaldo poderia ter feito
Ronaldo poderia ter feito aquilo que muitas vezes se pede aos grandes jogadores: aceitar a decisão, mesmo discordando dela, e colocar a sua frustração ao serviço da equipa. Não seria fácil. Mas talvez fosse esse o verdadeiro gesto de grandeza.
Porque existe uma diferença entre ter razão sobre aquilo que sentimos e saber o que fazer com aquilo que sentimos. Um campeão não deixa de ser campeão por sentir-se ferido. Mas pode diminuir a sua própria grandeza se permitir que a ferida seja maior do que a missão. E a missão chama-se Portugal.
O que Jorge Jesus poderia ter feito
Jorge Jesus tinha autoridade para tomar a decisão técnica. Mas autoridade não é apenas poder decidir. É também saber comunicar a decisão. Um treinador trabalha com homens, não com peças de uma máquina. E quando se trata de uma figura como Cristiano Ronaldo, a dimensão simbólica da decisão não pode ser ignorada.
Não significa tratar Ronaldo de maneira privilegiada. Significa reconhecer que determinadas decisões exigem uma comunicação proporcional à sua importância. A firmeza não é incompatível com a delicadeza. E a autoridade não diminui quando sabe respeitar quem tem à sua frente.
E a Federação? A Federação tinha talvez a responsabilidade mais difícil: impedir que uma questão entre jogador e treinador se transformasse numa questão entre Ronaldo e Portugal. Porque é isso que está em causa.
Não podemos permitir que uma divergência pessoal, técnica ou institucional adquira uma dimensão nacional que ninguém desejou. Portugal não pode ficar refém dos egos de quem representa Portugal. Ronaldo não está acima de Portugal. Jorge Jesus não está acima de Portugal. A Federação também não está acima de Portugal. A Seleção está acima de todos eles.
O verdadeiro risco
O verdadeiro risco deste episódio não é saber quem teve razão. Essa é precisamente a pergunta mais fácil e talvez a menos importante. O verdadeiro risco é transformar uma divergência que poderia ter sido resolvida através de diálogo numa fratura pública. Porque, quando isso acontece, todos perdem alguma coisa.
Ronaldo perde porque uma parte da sua extraordinária história pode ficar associada a uma saída amarga. Jorge Jesus perde porque a sua autoridade técnica pode passar a ser discutida através do conflito pessoal. A Federação perde porque a sua capacidade de gestão fica inevitavelmente sob escrutínio. Mas, acima de todos, perde a Seleção. E quando perde a Seleção, perde Portugal.
Não se trata de escolher um vencedor É demasiado fácil escolher um lado. Os que não gostam de Ronaldo encontrarão neste episódio a confirmação daquilo que já pensavam dele. Os que admiram Ronaldo encontrarão argumentos para considerar injusta qualquer decisão que o contrarie. Os que apoiam Jorge Jesus defenderão a autoridade do treinador. Os que desconfiam da Federação encontrarão mais uma razão para criticá-la. E assim construímos trincheiras.
Mas uma Seleção não se constrói com trincheiras. Constrói-se com inteligência, disciplina, respeito e sentido de missão.
Cristiano Ronaldo deu demasiado a Portugal para que a sua história possa ser reduzida a uma conferência de imprensa, a uma decisão técnica ou a uma guerra de egos. Isso não significa poupá-lo à crítica. Significa criticá-lo à altura daquilo que ele representa. E o mesmo vale para Jorge Jesus. Um treinador com autoridade deve ser capaz de tomar decisões difíceis, mas também de gerir pessoas difíceis. E vale ainda mais para a Federação. Porque uma instituição que representa Portugal tem obrigação de saber quando uma questão deixa de ser apenas futebol e passa a ser uma questão de coesão nacional.
No fim, há uma coisa maior O futebol passa. Os treinadores passam. Os presidentes passam. Os jogadores passam. Mas a memória de uma geração fica.
Cristiano Ronaldo ficará na história do futebol português. Jorge Jesus também ficará associado a uma determinada fase da Seleção. E a Federação continuará a existir muito depois de todos nós termos deixado de discutir este episódio.
Por isso, talvez a pergunta certa não seja: Quem ganhou? Talvez seja: O que poderíamos ter feito melhor para que Portugal não perdesse?
Portugal não precisa de vencedores desta disputa. Precisa que ninguém permita que a disputa se torne maior do que Portugal.



