APAGAMENTO CULTURAL

0
172
arte mexicana pré-colonial

A “injustiça e dor” causadas aos “povos originários do México” durante a colonização espanhola, foram palavras proferidas pelo ministro do Exterior de Espanha, durante a inauguração de uma exposição de arte indígena, com centenas de valiosas peças disponibilizadas pelo governo mexicano.

Título publicado pelo jornal El País em 1 de novembro de 2025

Com esta partilha, o México demonstra que além de preservar o seu património histórico-cultural, também não nega à antiga potência colonial a oportunidade de o apreciar. Uma lição para aqueles que dizem que se o espólio cultural subtraído durante o colonialismo não estivesse preservado nos museus europeus já teria desaparecido.

A reação das autoridades mexicanas ao discurso do ministro dos Exteriores de Espanha, publicada no jornal El País em 1 de novembro de 2025

O ministro espanhol não fez um pedido de desculpas pelos danos do colonialismo, conforme o México espera que um dia seja feito, mas o seu discurso de “arrependimento e confissão” foi considerado pelas autoridades mexicanas como um primeiro passo de aproximação a esse momento redentor em que o colono reconhece as suas culpas históricas e pede o perdão ao colonizado.

O colonialismo, seja o que se processou em África, América Latina ou Ásia, foi o motor da repressão política, mas também do apagamento de saberes milenares, idiomas, modos de vida, culturas que desapareceram num processo brutal de aniquilamento que só a cegueira ideológica pode menosprezar.

Espanha parece estar, agora, a fazer o seu caminho de solidariedade com aqueles que antes oprimiu, tal como outras antigas potências colonizadoras estão a fazer, também. Um dia, há de chegar a vez de Portugal, parece-nos evidente.

Imagens de objetos que integram a exposição La Mitad del Mundo, La Mujer en el Mexico Indigena, no Instituto Cervantes em Madrid

Outros artigos sobre o mesmo tema:

PAGAR PELOS CRIMES DO PASSADO

INDEMNIZAR AS ANTIGAS COLÓNIAS

ANGOLA QUER RECUPERAR ESPÓLIO CULTURAL LEVADO PELOS PORTUGUESES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui