O canal de televisão Fox News citou o The Wall Street Journal, para dar a notícia de que o Governo americano quer dissolver a CIA, a Agência Central de Inteligência, a casa dos espiões norte-americanos.
Nestes tempos de fakenews e de vídeos produzidos através de IA (software de Inteligência Artificial), até duvidamos do que vemos e ouvimos. Ou seja, avançamos com a divulgação desta notícia, mas aguardamos confirmação por outras vias.
Trump já tinha parado com a atividade da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que funcionava como plataforma para a CIA e estava envolvida em financiamentos de rebeliões e golpes de estado em outros países.
Parece evidente que o novo líder americano está a realizar purgas em instituições que estão fora do seu controlo, numa tática de fechar para reabrir na porta ao lado, com agentes de maior confiança.
Não é crível que os EUA deixem de ter uma agência de informação, como é evidente. Se a CIA fechar, outra organização irá surgir com a mesma missão e ferramentas modernizadas.