Estas são as três motas mais caras de sempre. Atingiram valores inimagináveis em leilões. São máquinas antigas, muito bem preservadas e uma delas tem todas as peças de origem.
Harley-Davidson Strap Tank de 1908

Começamos pela raríssima Harley-Davidson Strap Tank de 1908, com um motor de 440 cc. O nome Strap tank (tanque de cinta) deriva do sistema de duas fitas niqueladas que prendiam o depósito de combustível a um quadro de bicicleta reforçado.
Esta é uma mota muito curiosa. Reparem que tem pedais, uma corrente de transmissão à roda traseira. E tem uma correia de transmissão do motor para a mesma roda. Ou seja, quando faltasse a gasolina, utilizavam-se os pedais. Quando a subida fosse mais impiedosa, ligava-se o motor.


Foram construídas 450 unidades deste modelo da Harley-Davidson em 1908. Esta é uma das 12 que ainda existem. Foi vendida por 935 mil dólares, num leilão em Las Vegas, EUA.
No caso concreto desta moto, foi descoberta em estado completo, abandonada num celeiro, em 1941. Tem ainda todas as peças de origem. Um caso raríssimo e que justifica o valor alcançado em leilão.
Vincent Black Lightning

Outra mota extraordinária, Vincent Black Lightning com motor de 998 cc. Durante muito tempo foi a mota mais rápida do mundo. A 19 de Janeiro de 1953, ao volante desta Black Lightning o piloto Jack Ehret atingiu a velocidade de 228 km/h, estabelecendo um novo recorde de velocidade (em pista) e conquistando numerosas vitórias nos anos subsequentes. Em determinadas circunstâncias de pista e condições atmosféricas, a mesma mota atingiu os 250 km/h, velocidade que fixou o padrão para a Vincent Black Lightning.

Esse record absoluto foi obtido em 1950 pelo piloto Rollie Free, que não devia bater bem da bola. Para reduzir a resistência o vento, Free conduziu apenas vestido com um calção de banho, deitado com as pernas esticadas e a cabeça baixa. O teste foi realizado numa reta no deserto salgado de Bonneville Salt Flats, na Austrália, e tinha uma linha de tinta preta para o piloto evitar desvios da rota.
Foram apenas construidas 30 unidades, na fábrica inglesa de Stevenage. Ainda existem 19 motas desse lote de 30. Quem tem não vende, excepto em ocasiões muito raras e que rendem sempre muito dinheiro. Esta mota foi vendida em leilão por 929 mil dólares americanos.
Cyclone V-Twin

Um milhão foi o preço alcançado na venda de uma Cyclone V-Twin. Muito rara, esta moto é considerada o “Santo Graal” para os colecionadores das duas rodas.
No passado dia 1 de fevereiro, o leiloeiro Mecum (especializado em leilões de motas raras) levou à praça esta Cyclone V-Twin de 1915. O martelo bateu quando o preço ultrapassou um milhão de euros.
Fabricadas entre 1912 e 1917, pela Joerns Motor Manufacturing Company em St. Paul, Minnesota, EUA, as motos Cyclone destacaram-se nas corridas da categoria “Board Track Racing” que se realizaram em pistas ovais de madeira nos Estados Unidos no início do século XX. Equipadas com motor V-Twin de 996 cc, atingiam velocidade acima dos 160 km/h.
Devido aos muitos acidentes fatais, essa modalidade foi proibida e o fabricante abandonou a produção. Ainda assim, foram vendidas cerca de 300 unidades. Passados estes anos, existem apenas cinco exemplares da versão de corrida e há registo de mais nove na versão normal.
O exemplar agora vendido integrava a coleção do milionário Urban S. Hirsch III, que acumulou cerca de 120 motos raras, sendo esta uma das suas motos mais valiosas.