Vivemos numa época de turismo massificado, com hordas de “costureiras de calças e mecânicos de automóveis” a desembarcar nos aeroportos, transportados pelo mínimo preço possível pelas companhias lowcost. E no entanto, o turismo também é um negócio de nichos, de grande especialização.
Um dos nichos turísticos é o mercado LGBTQ. Falamos nisto porque descobrimos um notável guia de turismo especializado nesse tipo de cliente: Alex’s Long List.
É um documento de grande pormenor ao nível da informação sobre Portugal. Está editado em formato PDF de modo a ser fácilmente distribuído pela net pelo mundo fora. A versão mais recente tem 87 páginas.
Na verdade, o documento é atualizado mensalmente, de modo a proporcionar aos turistas a possibilidade de decidir em cima da hora qual o spot a escolher para uns dias de lazer.
‘Alex’s Long List’ inclui grupos, organizações, eventos e locais queer em todo o país, com secções temáticas para os mais diversos grupos e sub-grupos LGBTQ. Tudo o que se passa vem nesta lista elaborada por Alex Pollard, desde contactos preferenciais através das redes sociais, espaços de diversão, aulas de dança, aulas de canto, grupos de música, organizações de apoio social, praias gays, sessões de leitura de livros, passeios, festas, até informação sobre partidos políticos.
Alex Pollard vive em Lisboa desde há uns anos, dedica-se ao turismo, depois de ter abandonado a Faculdade de Medicina da Universidade de Brighton onde era investigador.
Se quiser consultar a lista de Alex, clique aqui.