Decorreram no domingo, 22 de setembro, no Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, Casal Saloio de Outeiro de Polima, Cascais, as comemorações das Jornadas Europeias do Património. Um dia de festa em que atuaram grupos coreográficos e culturais, desde as 10 até às 17 horas!
Jogos tradicionais; leitura de poemas pelo Grupo de Jograis da Companhia; a tradição oral na celebração do Equinócio de Outono, encenação por Rui Ramos; recriação de usos e costumes tradicionais pela Associação Cultural e Recreativa da Ribeira da Lage; Atuação do Rancho Folclórico das Lavadeiras da Lage; inauguração da Horta Pedagógica em parceria com a Cascais Ambiente e animação do espaço pelos Saloios do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais.
No começo da tarde, lugar para a apresentação, no pequeno auditório do Casal, do livro Casal Saloio de Outeiro de Polima, Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, uma obra de peso, magnificamente ilustrada, coordenada por João Miguel Henriques, Maria Conceição Santos e Severino Rodrigues, que também escreveram os textos.
Abriu a sessão Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, que deu os parabéns a toda a equipa que trabalhou em prol da feitura do livro.
Maria Mota Almeida, professora coordenadora do Curso de Informação Turística da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, fez a apresentação do livro destacando a relação passado / presente que nele se pode apreciar, ao mesmo tempo que a sua leitura vai permitir conhecer o Casal Saloio, sala a sala até ao espaço nove, o curral das vacas que ficava na parte de baixo do edifício. É como que um guia da exposição, uma memória para leigos e estudantes.
Encerrou a sessão o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que aproveitou para recordar que S. Domingos de Rana também é Cascais, identidade perpetuada também na exposição patente no auditório, que trata expressamente da história da freguesia ao longo dos séculos. Salientou ainda quanto o que pode observar-se nas diversas salas do casal, aliado às iniciativas aqui levadas a cabo, proporciona eficazmente mui saudável diálogo intergeracional.