O BAIRRO MAIS BONITO

0
2101

O bairro do Zambujal está no site das Nações Unidas. Não por ser um local de conflitos, mas por ser um exemplo de integração social pela arte.

Trata-se de um projeto conjunto da ONGD Ad Gentes e da associação CAZAmbujal que, a pouco e pouco, está a transformar o bairro numa imensa galeria de arte urbana, projeto inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Por cada ODS, um mural. Serão, portanto, 17 murais. Cada um, empreitada individual de um artista. A tarefa está em curso, mas vamos ver alguns exemplos do que já está feito.

𝗢𝗗𝗦 𝟭𝟮 – 𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘂𝗺𝗼 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀
Uma horta como tema principal na arte urbana, a fazer lembrar a voz do paisagista Gonçalo Ribeiro Teles sobre a importância das hortas urbanas nas cidades. Autor: Martinho Costa

𝗢𝗗𝗦 𝟱 – 𝗜𝗴𝘂𝗮𝗹𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗴𝗲́𝗻𝗲𝗿𝗼

A artista Mariana Duarte Santos inspirou-se no xadrez e num confronto que ficou na memória de muitos, entre a campeã húngara Judit Polgar e o russo Garry Kasparov. Dessa vez, foi ela quem venceu. No mural, a Judit e o Kasparov são representados por moradores do bairro, criando, deste modo, uma relação direta com a população que vive no Zambujal. E a escolha do jogo de xadrez deve-se, segundo a artista, ao facto de ser um dos jogos em que um homem e uma mulher podem competir de igual para igual.

 𝗢𝗗𝗦 𝟮 – 𝗘𝗿𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗮 𝗙𝗼𝗺𝗲

Autoria da Lígia Fernandes. Partindo da pergunta “como garantir uma alimentação de qualidade?”, a artista desenvolveu um trabalho de investigação nas hortas urbanas do bairro, conheceu os moradores, os seus hábitos alimentares e testemunhou a continuidade de saberes culinários ancestrais entre gerações.
Neste mural debate-se não só a erradicação da fome, mas também a qualidade da alimentação, o cuidar e o respeitar a terra.

ODS 17 – Parcerias para Implementação dos Objetivos

Obra do artista Ricardo Romero, que decidiu retratar o famoso grupo das Batukadeiras do bairro do Zambujal. Nesta imagem, o mural já estava praticamente concluído.

Os trabalhos estão curso, quase sempre os artistas discutem com os moradores as questões que envolvem o mural. Na fotografia seguinte, vemos a reunião sobre o mural dedicado ao ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico que está entregue a Paula Xavier Fernandes.

Já há visitas guiadas, explicativas, num percurso delineado pelas obras entretanto concluídas. As visitas podem ser pedonais ou em bicicleta, pedalando calmamente pelas ruas do bairro.

De qualquer forma, todas as explicações e reservas são através deste contacto email: geral@adgentes.org.pt




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui