ENFERMEIRO HERÓI

Herói: pessoa de grande coragem ou autora de grandes feitos. Enfermeiro: profissional da área da Saúde, habilitado a cuidar de doentes em hospitais, clínicas ou ao domicílio.

0
690

Terminou o curso de enfermagem pouco antes da Guerra ter eclodido em Gaza. Nunca mais teve um dia de descanso. A história de Omar Ba’losha será digna de ser contada em pormenor, mas o que temos são apenas relatos esparsos e algumas fotografias surripiadas nas redes sociais.

Omar Ba’losha, tem 21 anos de idade, enfermeiro. Não tem nenhuma dificuldade em encontrar trabalho. Não lhe pagam salário, mas se for verdade que existe uma lei da reciprocidade, estamos aqui a falar de um futuro multimilionário. Isto se, entretanto, não “tropeçar” num óbus israelita disparado contra ele.

Em Gaza, Omar optou por fazer atendimento ao “domicílio”. Ele vai onde há gente ferida a precisar de tratamento e onde não há médicos. Está sempre no olho do furacão da vingança israelita. Faz o que pode em situações de emergência, ajuda a sinalizar aos socorristas casos de absoluta necessidade de atendimento hospitalar, recolhe nos escombros dos hospitais o que ainda pode ser útil para tratar as pessoas.

Hospitais destruídos

Em toda a Faixa de Gaza, Israel já destruiu quase tudo, no que diz respeito a estruturas de Saúde: 30 hospitais completamente destruídos, 53 centros de saúde completamente destruídos, 150 centros de saúde parcialmente destruídos, 121 ambulâncias destruídas.

Segundo Al-Quds News, no Hospital Al-Shifa, dezenas de corpos estão a ser descobertos em valas comuns onde os militares israelitas deixaram médicos, enfermeiros, doentes, administradores hospitalares, ou crianças e mulheres que ali se tinham refugiado dos bombardeamentos. O caso do Hospital Al-Shifa não é único nem o de maior dimensão.

Hospital Al-Shifa, Gaza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui