Um casal feito povo!

0
2232

O Centro Interpretativo do Espaço Rural – Casal Saloio, em Outeiro de Polima, comemorou, no dia 17, o 1º aniversário. Incluiu o programa a actuação do Rancho do Grupo de Instrução Popular da Amoreira e apresentação, a cargo do professor Vitor Serrão, do livro Glossário de Linguagem Popular: Apontamentos, de Maria Micaela Soares.

Da actuação do Rancho, três aspectos a salientar:

            1º) O regozijo por uma colectividade aparentemente sem grande tradição nessa área se haver aventurado, com êxito, a criar um rancho folclórico.

            2º) O facto de não haver cedido à tentação de fugir do interior rural para o litoral cosmopolita, escolhendo variados trajos tipicamente saloios e modas tradicionais de todo o Portugal.

            3º) A intenção, concretizada, de aglutinar no projecto três gerações: os anciãos, os adultos e os mais novos.

            Parabéns!

Quanto ao livro, junto as minhas à palavras do Doutor Vítor Serrão: estamos perante a obra de uma vida dedicada ao estudo da forma mais vernacular do falar das gente Portuguesa no seu quotidiano. Em boa hora, decidiu o município cascalense aceitar o desafio de publicar este livro singular, legado ímpar da Dra. Micaela sobre que muito se há de doravante falar, na medida em que, sendo ponto de chegada, será seguramente fecundo ponto de partida. Anotarei:

            1ª) De facto, só porque já se dispõe deste glossário é que será possível ir enriquecendo o seu conteúdo, quer por se lhe ajuntarem outras expressões quer por se lograrem acrescentar significados complementares. Exemplifico: no caso dos adágios, «água corrente não mata gente» poderá vir a constar; no caso dos significados, «espirra-canivetes», além de ser «aquele que se encoleriza com facilidade» é também um magricelas!

            2ª) Não se trata de mero glossário. Micaela Soares alicerçou o seu saber em muito livro minuciosamente espiolhado (para usar uma das ‘suas’ palavras). Mais de 1300 notas de rodapé constitui precioso auxiliar e fonte de informação.

O aniversário

Não se esquecerá, porém, que rancho e livro ilustraram uma efeméride: o 1º aniversário do Casal. Um ano que fortemente consolidou a ideia de que o Casal Saloio do Outeiro de Polima se apresenta qual paladino da lídima tradição rural cascalense. Assinale-se o facto de as iniciativas programadas ao longo deste ano terem registado invulgar afluência, a exigir meças a muitos dos eventos amplamente divulgados mas muito menos concorridos na área urbana do concelho, inclusive na própria vila.

A prova de que há um Cascais até agora desconhecido que se mantém indefetivelmente vivo e actuante. Um renascimento eficaz com que todos vibrantemente nos congratulamos.

Enorme reconhecimento à briosa equipa que pegou no projecto com toda a garra e lhe imprimiu inexcedível dinamismo. A enchente registada no dia do aniversário aí está a provar, mais uma vez: estamos num caminho da maior excelência!

Fotografias gentilmente cedidas por Luís Bento (Câmara Municipal de Cascais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui