“Na Medida do Impossível” é uma obra teatral assinada por Tiago Rodrigues. Uma peça de teatro diferente do que se costuma ver em palcos nacionais. Trata-se de uma adaptação de testemunhos recolhidos numa série de entrevistas a trabalhadores humanitários, gente que trabalha em cenários de guerra ou de catástrofe no auxílio às populações.
O elenco é quase todo estrangeiro e tudo é falado em inglês, francês, espanhol. Há uma única frase em língua portuguesa nas duas horas que dura o espetáculo. As legendas em português aparecem num painel pendurado. É possível que algumas pessoas se tenham perdido quando os diálogos eram mais rápidos e as legendas se sucediam sem tempo de leitura para os mais vagarosos.
Diferenciador foi também a música ao vivo, ao longo de todo o espetáculo, por um virtuoso baterista que, de certo modo, foi fundamental para visualizarmos as cenas que os atores descreviam. Os atores quase não se movimentavam no palco, a expressão da palavra era tudo à falta de expressão corporal.
Um espetáculo complexo, difícil, mas bem conseguido. A sala cheia da Culturgest desabou em intermináveis aplausos quando o baterista silenciou a derradeira reverberação do tambor.
A peça esteve dois anos em digressão pelo mundo e foi agora apresentada em Portugal. O último espetáculo foi na noite de 25 de abril. Para ver, agora, ou esperam que seja reposta ou aproveitam este link: Na Medida do Impossível de 30 set 2023 – RTP Palco – RTP
Ficha técnica do espetáculo:
Comédia de Genebra. Tiago Rodrigues, texto e encenação; Adrien Barazzone, Beatriz Brás, Baptiste Coustenoble e Natacha Koutchoumov, interpretação; Gabriel Ferrandini, música ao vivo.