ANDAM A ESVAZIAR PNEUS

GRUPO DE DEFESA AMBIENTAL DEU INÍCIO A UMA NOVA MODALIDADE DE PROTESTO RADICAL: ESVAZIAR PNEUS DE CARROS NOTORIAMENTE POLUENTES.

0
1008

São mais uma ramificação da militância em defesa do clima e lutam pelo fim dos motores de queima de combustíveis fósseis. Intitulam-se “The Tyre Extinguishers” (os aniquiladores de pneus) e dedicam-se a esvaziar pneus de modo a que os veículos não possam circular e, portanto, não poluam o ambiente.

Assim à primeira vista parece uma tontice, uma brincadeira de crianças, mas não é. A par de outros movimentos radicais como, por exemplo, o “Just Spot Oil” (conhecidos pintar fachadas de empresas e borrar obras de arte em museus), constituem parte de uma frente internacional de ambientalistas dispostos a dar trabalho e algum prejuízo a quem persiste em poluir.

Estes The Tyre Extinguishers” nasceram na Inglaterra, mas já se espalharam pela Europa e América.  O Channel 4 (canal de notícias inglês) já fez uma reportagem com eles, onde eles explicam porque se dedicam a prejudicar preferencialmente os proprietários de veículos SUV e 4×4, que ”são os que mais poluem”.

uma das vítimas em Lisboa

Em Portugal, o ramo tuga dos “The Tyre Extinguishers” chama-se “Exterminadores de pneus”. Os primeiros esvaziamentos ocorreram em Lisboa. A PSP ainda não lhes dedicou atenção especial, ao contrário do Automóvel Clube de Portugal (ACP) que já veio lembrar que tirar ar a pneus é um ato de vandalismo punível com prisão. O problema do ACP, além da questão “ideológica” (a inutilização temporária do veículo) tem uma evidente razão financeira. O ACP já deve estar a fazer contas ao trabalho que poderá vir a ter para desampanar veículos com pneus vazados… um serviço que ao abrigo do serviço de assistência em viagem é gratuito para sócios do ACP.

De um modo educado, os ativistas portugueses (à semelhança dos ingleses) deixam o “trabalho” assinado, com um papel entalado na escova do para-brisas, onde justificam porque andam a chatear os proprietários dos SUV e 4×4 e os aconselham a optar pela bicicleta ou pelos transportes públicos.

Não vai ser fácil combater este movimento. Primeiro, porque atuam de noite, quando as ruas estão vazias. Depois, escolhem bairros sossegados onde as pessoas estão habituadas a dormir sem sobresssaltos. E ainda porque parecem convictos do que se propõem fazer: “tornaremos impossível a utilização de veículos SUV e 4×4 no meio urbano. Pelo clima, pela saúde e pela segurança das pessoas”.

Twitter dos “The Tyre Extinguishers”

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here