LULA NO 25 DE ABRIL, A LUTA CONTRA OS FASCISTAS

0
1677

A personalidade que os brasileiros escolhem para Presidente é sempre bem-vinda no parlamento português, garantiu Augusto Santos Silva, na tentativa de suavizar o impacto da afronta que se sabia ir acontecer.

Santos Silva lembrou que a Assembleia da República já recebeu 4 presidentes do Brasil e que o próprio Lula já era a segunda vez que ali estava.

Depois sintetizou os méritos de Lula da Silva: o estadista que venceu eleições livres, o político que combate contra as injustiças sociais, o homem que defende sem hesitações a democracia no Brasil.

vídeo 1

O Presidente da Assembleia da República lembrou o modo como Xico Buarque da Holanda cantou o 25 de abril, lembrou como a revolução portuguesa ajudou o Brasil a libertar-se da ditadura militar fascista, concluindo que portugueses e brasileiros são irmãos na mesma luta pela democracia e lembrou, ainda, como é benéfico o bom entendimento entre os dois povos, na economia, na cultura, no desenvolvimento mútuo.

Mas a contestação da extrema-direita contra a presença de Lula da Silva no parlamento português tem motivações que não dizem respeito ao diálogo democrático. Foi um pretexto para tentar boicotar as celebrações do 25 de abril, foi uma chicana contra um político socialista, foi ainda um ato xenófobo contra um brasileiro.

vídeo 2

A cena repetiu-se sempre que se aplaudiu o discurso de Lula da Silva. Uma cena triste, indigna. No fim, Lula da Silva teve um comportamento exemplar de urbanidade e não mandou os arruaceiros para a puta que os pariu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui