UM CARRO PORTUGUÊS

0
1103

Estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa estão a desenvolver um protótipo de um carro movido a hidrogénio.

A “coisa” já rola, foi apresentada ao público há dias. Assim à primeira vista ainda não convence os mais incrédulos. É pequeno, é lento, parece um brinquedo. Mas a função do “brinquedo” é servir para testar os multiplos componentes do veículo e participar na competição “Shell Eco-marathon de Urban Concepts”, com a finalidade de ser apreciado pela comunidade científica internacional e por eventuais patrocinadores. Sem dinheiro será mais difícil que o projeto evolua e consiga chegar à fase da produção industrial.

Para já, o que temos é um protótipo, batizado TFC01. Tem 130kg e apenas uma roda motriz. Utiliza hidrogénio comprimido a 200bar (duzentas vezes a pressão atmosférica normal), não produz qualquer tipo de poluição, o que sai é água pura como resíduo.

O que vemos nestas imagens é um produto 100% artesanal, feito à mão pelos engenheiros e futuros engenheiros do IST. No processo, todos eles aprendem a encontrar soluções para problemas inesperados, a integrar processos mecânicos com conceitos da física e da química, ou seja, a serem melhores engenheiros. Só por isso já vale a pena. Mas ficamos todos a torcer pela concretização das maiores ambições. Queremos um carro a hidrogénio made in Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui