EM PARIS, IGREJA PORTUGUESA ATACADA DUAS VEZES

0
626
fotomontagem

Um homem ucraniano, de 47 anos, foi detido pela polícia francesa, em Paris, na sequência de uma série de ataques a duas igrejas. O atacante usou artefactos incendiários, nos três ataques efetuados no espaço de poucos dias. Uma dessas igrejas é a do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que foi atacada duas vezes. Trata-se da igreja onde por costume a comunidade portuguesa se desloca para casamentos e baptizados ou para assistir à missa.

Segundo o Luso Jornal, o reitor do Santuário informou que o local vai ser equipado com câmaras de vigilância no exterior.

A primeira tentativa teve lugar na terça-feira, dia 17 de janeiro, pelas 6h50 da manhã. O incendiário lançou um cocktail molotov através das grades que separam a porta principal da igreja.

A porta sofreu alguns danos, mas resistiu. Já no segundo ataque, em 29 de janeiro, a porta ardeu por completo, mas os bombeiros chegaram a tempo de evitar que o fogo alastrasse para o interior do templo.

O outro edifício de culto atacado foi a igreja de Saint-Martin-des-Champs. O cocktail molotov incendiário não só destruiu a porta do edifício como o fogo se propagou para o interior. este edifício é um tesouro da arquitetura medieval. A primeira igreja ali construída foi no ano 710. Em 1060, o edifício foi remodelado, a pequena igreja transformou-se numa imponente abadia.

O Luso Jornal dá conta de que a Polícia Judiciária francesa abriu um inquérito por tentativa de incêndio às duas igrejas “por motivos de raça, etnia, nação ou religião”.

O Santuário português de Paris ficou sob vigilância policial. A detenção do suspeito deixou a comunidade portuguesa aliviada. O homem ficou detido na ala psiquiátrica de um estabelecimento prisional parisiense, mas o reitor do Santuário diz que “embora ele tenha sido internado na ala psiquiátrica, ele não é maluco.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui