AMBULÂNCIAS PARA A GUINÉ-BISSAU

2
1095

Tabanca Suzana, Guiné-Bissau. Há quem morra por não conseguir chegar ao hospital mais próximo. Não se trata de uma povoação perdida nos confins de África. Suzana fica na fronteira norte da Guiné-Bissau com o Senegal, perto do mar e de Ziguinchor, a capital da província senegalesa de Casamansa. Mas fica demasiado longe de Bissau, mesmo se são apenas cerca de 150 kms de caminho. Longe, porque não há ambulâncias para transportar doentes e feridos urgentes.

A Associação Anghilau está à procura de quem possa doar uma ambulância para Suzana. Terá de ser um veículo 4×4, porque estamos a falar de um território com más infraestruturas rodoviárias e que, na época de chuvas, fica praticamente isolada do resto do mundo.

Na região vive a etnia Felupe, um povo que tem uma longa tradição de cooperação com os portugueses. Mesmo durante a guerra colonial, os Felupes combateram ao lado dos portugueses, foram a base dos grupos de operações especiais, comandos africanos, temíveis combatentes.

Depois da independência, foram abandonados pelo Estado português, muitos acabaram mortos vítimas de vinganças e perseguições que lhes moveram os novos donos da terra. Até por isso, alguém em Portugal devia contribuir generosamente para ir resolvendo os problemas que ninguém mais quer resolver, no sentido de proporcionar a estas pessoas melhores condições de vida, já que o Estado português não assumiu essa dívida de gratidão, essa questão de justiça.

Nos últimos anos, a Associação Anghilau, constituída por um grupo de antigos combatentes portugueses, tem ajudado financeiramente esta comunidade. Um contributo que valeu já a restauração de vários edifícios escolares, uma residência para professores (sem a qual não haveria um único professor na aldeia) e uma biblioteca (história que contámos aqui). Até então, não havia um único livro em Suzana.

Agora, não há ambulâncias.

A tabanca Suzana assinalada no mapa da Guiné-Bissau

Caso alguém queira contribuir para resolver este problema, deixam mensagem e contactos aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa noite espero que esteja tudo bem consigo e a sua família em geral, gosto do seu ativismo acompanho sempre suas publicações, gostaria de contribuir na aquisição de ambulância para Guiné Bissau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui