De quem o povo gosta mais? A Marktest divulgou os resultados de um inquérito que realizou e o favorito da arraia-miúda é Ricardo Araújo Pereira, aka RAP. É curioso que seja um humorista com uma forte característica política a ser eleito. Um homem de esquerda a derrotar a simpatia de Vasco Palmeirim (2º classificado) e a popularidade do “melhor do mundo” a jogar à bola. Cristiano Ronaldo ficou em 3º lugar neste ranking.
A análise resulta de um estudo de opinião, realizado junto de indivíduos com 15/64 anos residentes em Portugal Continental, diz a Marktest. Entre as 60 personalidades sugeridas aos inquiridos, Ricardo Araújo Pereira foi quem obteve um maior índice de empatia/identificação: numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito), obteve um valor médio de 6.60.
Figuras políticas não devem ter entrado neste jogo. Mas teria sido interessante ver, por exemplo, o lugar de Marcelo Rebelo de Sousa, neste teste de popularidade e empatia. É claro que a Marktest tem este tipo de iniciativas para ajudar empresas e agências de publicidade a escolher as “caras” para as suas campanhas e os políticos ainda não entram nisto.
RAP tem sido a cara da Worten, por exemplo. Palmeirim tem estado ligado ao banco Eurobic e Cristiano Ronaldo tem MEO lá em casa. Todos eles pagos a peso de ouro, é bom de ver.