JOANA, GATA POR LEBRE

Hoje abordamos um método publicitário que pode confundir os consumidores de informação. No caso, o chamariz é uma determinada marca de queijo artesanal, mas o que nos querem mesmo vender é um modelo automóvel. Talvez se trate de publicidade enganosa. Ou ambivalente...

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Joana Barrios é um nome giro que pertence a uma pessoa imaginativa. De tal modo que não sendo cozinheira faz livros de culinária, não sendo uma estampa frequenta o mundo da moda, não sendo jornalista faz reportagens. Reportagens, é uma força de expressão. Parecem reportagens, mas são publicidade pura. Ou seja, a Joana afinal é uma publicitária. Uma espécie de néon andante. Um outdoor em trânsito.

Num jornal online aparece, agora, a dar a cara por uma série de vídeos genericamente intitulados “Um dia na vida de Joana com o seu Fiat 500 RED”. O título não aparece em lado nenhum, é falado pela autora no início do vídeo que vimos. No texto introdutório, a intenção é divulgar um determinado tipo de queijo. Mas até ao minuto 1:23 apenas nos mostram as maravilhas do carro de serviço. Falam-nos da eletrónica, das linhas arredondadas da viatura, da segurança que proporciona. Quanto tempo falta para o final do vídeo? Cerca de 2 minutos e meio. Será que vamos conseguir ver o queijo?

A Joana chega a um sítio, caminha pelas ruas e diz que “vamos conhecer o homem mais importante do queijo na região da Grande Lisboa” … então e o queijo? Calma…

Vemos agora o sr. Henriques e entramos na loja. O homem mostra-nos a loja, os produtos expostos, “feitos aqui na exploração”, percebemos que é tudo artesanal e tudo muito bom. E o queijo? Calma…

Trazem-nos de volta para a rua, mais uns passos pela aldeia, vamos à queijaria. O vídeo vai no minuto 2:22 e não há pressa em mostrar os queijos. É preciso fazer render o isco. Quem aguentou até aqui é porque quer mesmo, mesmo, ficar a conhecer o tal queijo. Calma…

Finalmente vemos o queijo. Explicam-nos mais ou menos, com rapidez, o processo de fabrico do queijo maravilhoso. A coisa dura menos de 30 segundos. Estamos de novo dentro da viatura e a Joana vai dar boleia ao sr. Henriques. “Ah! Afinal é espaçoso!”, diz o agricultor rendido ao design automóvel.

O derradeiro minuto do vídeo serve para voltar a mostrar o carro e promover o próximo episódio amigo do ambiente. Sim, porque o carro é elétrico. Chegamos ao fim e queremos provar o queijo? Nem por isso. Dar uma voltinha de carro com a Joana, talvez.

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