Festival da Canção 2020, primeira semifinal

TODAS AS CANÇÕES FALAM DE AMOR, MAS O POVO PEQUENINO NEM SEMPRE ESCUTA.

0
1384

A semifinal do Festival da Canção 2020 foi um bom espetáculo de televisão. A RTP aprendeu a valorizar este evento. Assim, em vez de uma noite de gala, acaba por ter três. As audiências devem ser boas e a receita das chamadas de valor acrescentado não se pode desprezar.

Para já, o miúdo que dá pelo nome FF é a grande voz deste festival. Interpretou uma canção exigente em termos vocais, uma letra interessante e um refrão que cola.

Num leque de 10 concorrentes na primeira semifinal, a cantora Áurea foi a estrela. A sua popularidade não se compara com a dos restantes, nem tanto pela veterania, mas, principalmente, pela exposição que tem tido ao longo de anos como membro do júri dos concursos The Voice (nas duas versões de adultos e crianças).

Só isso explica que tenha passado à final, em detrimento de outros com melhores canções e com performances mais arrojadas. A canção de Áurea é uma boa canção, em termos líricos. Musicalmente é uma canção difícil, não fica no ouvido, ritmo lento, cantada em inglês. A maioria do público não entendeu patavina do que a canção diz e, neste caso, fica difícil de perceber que tenha sido incluída nos cinco que passam à final. A canção evolui em crescendo e o grand finale disfarça as insuficiências anteriores.

Áurea é uma boa cantora, tem uma presença física interessante e sabe valorizar esses dotes para captar atenções. Não é mais do que isso. Se a construção da imagem de “diva” passar por vencer este Festival da Canção, esperemos que não se note muito o “colinho” de que terá de beneficiar.

Dos que falharam o apuramento para a final, Fado Bicha merecia mais do que obteve. O duo é poderoso, faz canções impactantes, embrulhadas em performances provocatórias. São os netos dos cantores de intervenção dos anos 70 do século passado.

Falam de dignidade e direitos. Lutam contra a discriminação e a ofensa. Mas há gente pequenina que os rejeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui