Hidrogénio, o combustível perfeito

0
1263

O hidrogénio já é utilizado, nomeadamente na indústria química, mas agora tem sido alvo de maior atenção em vários setores, principalmente no da energia. A contribuição do hidrogénio para a descarbonização da sociedade poder ser relevante.  

Em muitos aspetos, o hidrogénio é o combustível perfeito. É o que apresenta a combustão mais limpa e o mais eficiente. Se for produzido através de um processo de eletrólise, o hidrogénio pode produzir eletricidade e a eletricidade pode produzir hidrogénio, criando um ciclo energético renovável e inócuo para o ambiente.

Mas este processo ainda está longe de ser eficiente. Os projetos que o Governo vai apreciar são ideias para ultrapassar esta dificuldade e tornar o hidrogénio um combustível acessível à indústria e ao consumo particular.

Se os automóveis passarem a consumir hidrogénio, o que vai sair pelo escape é vapor de água. Por isso, a pensar num ambiente menos poluído, o desenvolvimento deste gás renovável para utilização nos transportes e na indústria é uma aposta interessante.

Algumas marcas de automóveis já têm modelos elétricos cuja energia provém de pilhas de combustível, uma tecnologia que combina oxigénio e hidrogénio para gerar eletrões que fornecem a energia ao motor elétrico do carro.

Hyundai Nexo, automóvel a hidrogénio

O NEXO da Hyundai talvez seja o modelo automóvel mais avançado nesta tecnologia. Mas há outros que já andam por aí. Aqui no Duas Linhas já escrevemos sobre o Toyota Mirai e sobre o projeto do município de Cascais em criar uma frota de transportes públicos elétricos movidos a hidrogénio produzido numa fábrica a instalar no município.

fotomontagem Duas Linhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui