Cascais promete fábrica de hidrogénio para frota municipal

0
651

Transformar lixo doméstico em hidrogénio para abastecer a frota de autocarros municipais, é o desígnio da autarquia de Cascais anunciado hoje.

O projeto tem início dentro de dias, com as obras para a instalação de uma unidade de produção que terá a capacidade de transformar 50 toneladas de lixo em cinco toneladas de hidrogénio por ano, segundo se lê num comunicado da autarquia.

O projeto está entregue às empresas Floating Particle e IPIAC. A primeira apresenta-se como “empresa de tecnologia e inovação “com soluções para “beneficiar os clientes, como também o utilizador final e o ambiente”. A segunda, uma empresa espanhola que desenha instalações fabris e maquinaria.

A ideia é fazer com que o lixo deixe de ir para aterro e que seja utilizado depois de transformado. A unidade de produção, denominada Stella, vai ficar localizada na freguesia de Alcabideche e “apenas necessitará de utilizar resíduos domésticos, ar e uma pequena quantidade de água, sendo autossuficiente em termos energéticos”, segundo o comunicado da autarquia.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here