Votem no primeiro

0
1344

Um dos jornalistas mais elogiados pela direita portuguesa é o falecido Vítor Direito, fundador e diretor do Correio da Manhã. Direito era de direita mas foi um líder carismático de um grupo de trabalho que “inventou” o jornalismo tabloide português e que com isso fez escola. Hoje é o que mais temos por aí e tanto o jornal como os sucedâneos são muito mais tabloides do que foi alguma vez o Correio da Manhã de Vítor Direito.

Um dos títulos mais famosos de Vítor Direito foi o que orientava o voto nas eleições presidenciais de 1980. Havia um Governo de coligação, a chamada Aliança Democrática juntava PSD, CDS e os monárquicos do PPM que pretendiam ver eleito o general Soares Carneiro. Uma maioria no parlamento, um Governo e um Presidente era o sonho de Sá Carneiro…

O jornal Correio da Manhã militou nessa campanha, de tal modo que no dia 7 de dezembro de 1980, de manhã bem cedo, os escaparates estavam bem decorados com o título garrafal “Vamos Votar no Primeiro”. O primeiro, no boletim de voto, era o general Soares Carneiro.

Se fosse hoje, duvidamos que o Correio da Manhã titulasse do mesmo modo. O 1º no boletim de voto é o Livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui