Estão proibidas as queimadas de hoje até terça-feira. No site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a informação de que “a reunião extraordinária do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) deliberou a passagem para do Estado de Alerta Especial (EAE) do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para o nível amarelo a partir das 12h00 do dia de hoje, 29 de janeiro, até às 23h59 da próxima terça-feira, dia 01 de fevereiro.”
Nessa reunião foi decidida “a suspensão de todos os pedidos de autorização para realização de queimas e queimadas.”
A par do tempo seco que se regista desde novembro, a Proteção Civil diz que a previsão para os próximos dias é de “aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano”, faz com que se tomem todas as medidas preventivas para evitar fogos florestais.
Na sexta-feira, a Proteção Civil registou no território continental 132 ocorrências relativas a incêndios rurais e no sábado foram 174 incêndios que tiveram de ser combatidos. E estamos no inverno. E ainda há quem negue as alterações climáticas.