Dois novos livros apresentados nas ruínas de Freiria

0
382

Foram apresentados nesta tarde de domingo, 19, no agradável cenário da villa romana de Freiria, dois livros: o que reúne os trabalhos  premiados nos XIII Jogos Florais da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana e o mais recente romance de José Luís Sabido, intitulado Um Anjo e Quatro Virgens.

Presidiu à cerimónia a Professora Fernanda Gonçalves, presidente da Junta, que se fez acompanhar pelo seu executivo. Pelo júri do concurso, esteve José d’Encarnação, que, depois de aludir à importância cultural da iniciativa, nomeadamente por ter partido de uma Junta de Freguesia, disse alguns dos trabalhos premiados nas categorias de quadra, soneto, poesia e ensaio, terminando pela apresentação, em conjunto com a autora, Fátima Camilo, do 1º prémio da modalidade ‘Ensaio’ intitulado «O tremoço de Freiria».

José Luís Sabido, canteiro, de 83 anos, tem ocupado os seus dias com a pintura e a escrita. Depois de haver publicado dois livros sobre a sua terra natal – «Tires, Terra de Canteiros» (2003) e «Tires – Quando eu Era Pequenino» (2005) – escreveu o romance Os Cavalos do Senhor Morgado, que versa a problemática dos trabalhadores rurais e outros antes do 25 de Abril, e agora Um Anjo e Quatro Virgens, que retrata a baixa lisboeta dos anos 50 e 60, o ambiente em torno das famílias forçadas a emigrar para que os filhos não fossem para a guerra, a vivência nos Estados Unidos na 2ª metade do século XX, com a guerra no Vietname e os intensos conflitos religiosos. Tudo escrito numa linguagem simples, um enredo que prende do princípio ao fim.

José Luís Sabido a autografar a sua obra

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here