Milhares de peixes mortos no areal do Meco

0
3878

Milhares de cavalas estão há dois dias a dar à costa na zona de Sesimbra, nomeadamente na praia do Meco. O motivo da mortandade não foi ainda determinado, o peixe está na água já há uns dias, alguns revelam sinais de terem sido parcialmente comidos por predadores, provavelmente gaivotas.

A Polícia Marítima presume que se trata de pescado que, por alguma razão, terá caído ao mar de uma embarcação de pesca. Também se pode dar o caso de ter havido uma avaria na rede de pesca que tenha provocado a dispersão do peixe já morto. A Polícia Marítima assegura que a água do mar não apresenta sinais de poluição, pelo que não terá sido essa a causa da morte.

Atirado para o areal pelas marés e correntes marítimas, o peixe poderá estar ainda em boas condições de ser consumido. Cavala é uma espécie de tunídeo, muito utilizado pela indústria conserveira.

Entretanto, as praias estão a ser limpas, mas o peixe continua a chegar ao areal. Em algumas praias a Proteção Civil está a recolher o peixe e nas outras espera-se que as gaivotas tratem do assunto, o que elas não deixarão de fazer.

As praias afetadas por esta ocorrência são muito frequentadas por veraneantes, principalmente lisboetas e residentes da margem sul do Tejo.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here