Jorge Fonseca, o melhor do Mundo

0
456

Bi-campeão do Mundo em judo na categoria de -100 kg. Chorou copiosamente quando subiu ao pódio para receber a medalha de ouro. Diz agora que quer uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Jorge Fonseca foi forjado na adversidade inerente a ser imigrante, nascido em São Tomé e Príncipe a 30 de outubro de 1992, Jorge Fonseca chegou a Portugal com 11 anos. Começou a praticar judo na escola, na Damaia.

Demorou pouco a impor-se. Em 2013 conquistou o título português de sub-23 e conseguiu algo de inédito para o judo nacional ao tornar-se o primeiro atleta masculino português a alcançar o título de Campeão da Europa de sub-23.

Um tumor numa perna quase lhe roubava a possibilidade de tentar uma carreira brilhante no judo, mas os tratamentos e a resiliência deram resultado e em 2019, no Japão, Jorge Fonseca conquistou pela primeira vez o título mundial na categoria de -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov na final.

Agora, em Budapeste, conquistou o mesmo título pela segunda vez. Dois títulos de Campeão do Mundo consecutivos, um feito apenas ao alcance dos predestinados.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here