Covid-19 na reunião do Conselho de Estado

0
1100

A notícia chega de Bruxelas e diz que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von de Leyen, vai estar em isolamento até terça-feira de manhã, por ter estado, na semana passada, em contacto com uma pessoa infetada, na reunião do Conselho de Estado, que decorreu em Cascais.

“Fui informada que participei numa reunião, na terça-feira passada, onde estava uma pessoa que ontem [no domingo] testou positivo para a covid-19. De acordo com os regulamentos adotados, estarei em auto isolamento até amanhã [terça-feira] de manhã”, escreveu a líder do executivo comunitário na sua conta na rede social Twitter.

twitt da presidenta da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen fez um teste na quinta-feira, com resultado negativo, e fará outro ainda hoje.

No domingo à noite, a Presidência da República foi informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

A questão que se coloca é quem mais se dispôs a ficar em confinamento preventivo, uma vez que a presidente da Comissão Europeia não esteve sozinha com António lobo Xavier. Na mesma reunião participaram Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Ferro Rodrigues, Leonor Beleza, Carlos César, Rui Rio, Francisco Louçã, Pinto Balsemão, Cavaco Silva, Ramalho Eanes, entre outros.

É também possível que alguns membros do Conselho de Estado não tenham participado presencialmente na reunião, mas essa informação não foi divulgada. No entanto, o local escolhido para a reunião foi o Palácio da Cidadela, em Cascais, para “assegurar o devido distanciamento físico “conforme as regras estabelecidas, referia uma nota divulgada pela Presidência da República na altura.

Entretanto, foi já divulgado que alguns dos participantes na reunião realizaram testes ao covid-19 com resultado negativo, entre eles, o Presidnete da república e o primeiro-ministro, mas que outros ainda não foram testados como, por exemplo, Rui Rio e Ramalho Eanes.

Para já, como consequência desta situação, os conselheiros que não foram testados não poderão participar nas cerimónias do 5 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui