ISRAEL CONDENA CRIANÇA A 18 ANOS DE PRISÃO

O CASO DE MOHAMMED BASEL AL-ZILBANI, PRESO AOS 13 ANOS

0
525

O vídeo foi gravado à saída da sala onde Mohammed Basel al-Zilbani, agora com 15 anos, foi condenado a 18 anos de prisão. Algemado e rebocado à pressa pelo guarda prisional, sem sequer ser autorizado a um último beijo, um abraço, da mãe que estava ali.

vídeo

Na altura em que foi detido, o miúdo tinha apenas 13 anos e estava num autocarro parado num checkpoint da tropa israelita, perto de Jerusalém. Os soldados acusaram-no de ter morto um militar israelita em 13 de fevereiro de 2023, mas há versões sobre a morte desse militar que apontam para uma bala perdida durante uma ação contra um grupo de jovens palestinianos.

Durante a sessão judicial, a família do miúdo foi insultada e ameaçada pelos familiares do militar falecido, o pai de al-Zilbani foi impedido de entrar na sala de audiências.

Foram 2 anos de detenção à espera de julgamento. Mohammed al-Zilbani esteve num centro de detenção juvenil israelita e foi interrogado durante muitos dias na prisão de Maskobeh, para onde era levado propositadamente. Depois de ter feito 15 anos, foi definitivamente transferido para a prisão de Damon.

A família denunciou que o miúdo foi espancado várias vezes durante os interrogatórios. Além disso, ainda em novembro de 2023, militares israelitas demoliram a casa da família de al-Zilbani em Shuafat como medida punitiva.

As demolições punitivas de Israel são uma forma de punição coletiva ilegal, que constitui um crime de guerra e uma grave violação da Quarta Convenção de Genebra. Mas há décadas que Israel pratica estes castigos, impunemente.

Pelo menos 1.115 crianças de um total de 14.500 palestinianos estão atualmente detidas em prisões israelitas, segundo fontes palestinianas. Há dias, no âmbito da troca de reféns em curso durante o cessar-fogo na Faixa de Gaza, foi libertado Saif al-Din Darwish, de apenas 15 anos, o mais jovem prisioneiro a ser libertado neste contexto.

Saif al-Din Darwish

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui