Se acha que a gasolina e o gasóleo estão caros, fique a saber que vão ficar mais caros. A previsão é de aumento dos preços já nesta semana de 25 a 31 de dezembro.
Gasóleo | +3,5 cêntimos
Gasolina | +2 cêntimos
Estes aumentos são meras previsões. Na realidade poderão ser um pouco maiores ou ligeiramente inferiores, mas os combustíveis vão aumentar, isso é dado garantido, segundo informações veiculadas pelas empresas distribuidoras.
Diz a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custava na passada quinta-feira (21 de dezembro) 1,627 euros enquanto o do gasóleo valia 1,552 euros.
Sabemos que já tudo esteve bastante mais caro e que o preço tem vindo a descer paulatinamente. Mas, com os conflitos militares a manterem-se, com as sanções à Rússia, com a redução da produção decretada pela OPEP, em 2024 a carestia dos combustíveis pode agravar-se bastante.
No caso português, tudo depende também do Governo manter as medidas extraordinárias de redução fiscal que António Costa decretou para suavizar o impacto dos aumentos. Mas com um Governo de gestão até às eleições antecipadas marcadas para março, com a imprevisibilidade sobre o resultado eleitoral e as teorias fiscais que um novo governo venha a aplicar, o futuro é uma incógnita quanto a estas questões.