30 de setembro foi dia de protesto contra a falta de habitação. Não houve apenas uma manifestação, foram mais de vinte, de norte a sul do país.
O protesto reuniu milhares de pessoas, mobilizou muitos ativistas, congregou esforços individuais e de grupos associativos, gente empenhada nesta luta por uma vida digna para todos.
Depois da manifestação, sobraram a esperança, a certeza de que a luta continua e os materiais produzidos para apelar à participação e para a “decoração” das diferentes manifestações. Cartazes com apelos, chavões, palavras de ordem.
Em vez de irem para o lixo, duas das associações que organizaram o dia de luta decidiram expor esses cartazes, na maioria dos casos obras gráficas de ilustradores conceituados. E assim, numa parceria Casa da Esquina e Chão das Lutas, nasceu a exposição denominada “Ilustradores pelo Direito à Habitação”, em exposição no muro da Casa da Esquina, até final de outubro.
A Casa da Esquina é uma associação cultural que alberga artistas, promove debates, formações e residências artísticas desde 2008, quando ocupou o edifício.
Alain Corbel, Alice Geirinhas, Nuno Saraiva, Cristina Sampaio, André Carrilho, Mantraste, Nicolau, Catarina Sobral, Daniela Viçoso, Sofia Morais e Luís Henriques são alguns dos artistas que assinam os trabalhos expostos.
A Casa da Esquina situa-se na esquina da rua Aires de Campos com a Rua Fernando Melo, em Coimbra.