SOMOS ESPIADOS A TODA A HORA

Abri o computador e fiquei impressionado. É fantástico como somos espiados, seguidos de perto. Não estou a falar de nenhuma teoria conspirativa. Apenas de factos.

0
1609

O facto que me impressionou foi ter sido colocado perante o meu olhar uma fila de sugestões comerciais que tem tudo a ver com o que fiz nos últimos dias.

Fui duas vezes a uma farmácia para comprar medicamentos, recebi um email de uma empresa que vende e presta assistência a sistemas de energia solar, comprei umas t-shirts na Decathlon, estive numa loja FNAC, chamo-me Carlos Narciso. Tudo o que estava a ver era esta espécie de resumo da semana…. Inacreditável!

recorte de um banner com publicidade na página SAPO dia 29 de agosto de 2023 às 17h30

Para os mais sugestionáveis, este bullying comercial representa uma intromissão que pode ser difícil de aceitar. E devia ser proibido. Esta marcação passo-a-passo é intolerável. Como se já não bastasse estas empresas terem acesso aos nossos números de telemóvel e não terem pejo em os usar para tentarem impingir a tralha que têm para nos vender. A sensação de que estamos a ser seguidos é grande e é bem possível que muita gente ande sempre a olhar por cima do ombro…

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados especifica que são dados pessoais números de telefone, dados clínicos, senhas de serviços digitais, endereço pessoal, datas de nascimento, etc. Só que esses dados, que deviam ser protegidos, são capturados através de diversos expedientes e vendidos de empresa em empresa. Alguns desses dados podem ser utilizados para fraudes e outro tipo de crimes, mas normalmente são utilizados para fins comerciais.

Este é o verdadeiro Big Brother que tudo vê, tudo escuta e tudo sabe sobre as pessoas. E cada um de nós tem o seu “espião” privado. Um “luxo” tecnológico que reúne toda a informação pessoal sobre cada um dos cidadãos. Quem controla esse arquivo faz dele o que muito bem entender. Tudo é possível, desde chantagens a extorsão, limitação das liberdades individuais, tudo o que a devassa da vida pode significar.

E ninguém nos defende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui