INDIGNAÇÃO POLICIAL

0
1535

A vida de cartoonista não é fácil. Os criativos do Charlie Hebdo que o digam. Desculpem-nos se vamos logo para o exemplo mais extremo, mas tudo tem um princípio e, neste caso, o princípio está na extrema-direita que ameaça e incentiva os apaniguados a exercer intimidação sobre os cartoonistas da equipa Spam Cartoon.

Em causa um desenho animado que passou na RTP, onde se vê um polícia em exercícios na carreira de tiro. Quando nos mostram os alvos, o boneco branco não tem nenhum tiro e o boneco escuro está todo furado pelas balas.

André Ventura não podia perder uma ‘deixa’ tão apetitosa, lá veio ele exaltar as massas e pedir pena de morte para os criminosos. De nada servirá ao Spam Cartoon dizer que era uma sátira. E uma sátira à polícia francesa (no caso Nahel), nada tendo a ver com a PSP ou a GNR.

Toda a gente sabe que os agentes da PSP quase nunca têm oportunidade de ir para a carreira de tiro. E na GNR não deve ser muito diferente. Portanto, é evidente que o cartoon não tem nada a ver com as forças de segurança portuguesas. Já quanto ao racismo e violência policial, se a PSP quer enfiar a carapuça é porque lhe serve.

colagem a partir dos fotogramas do vídeo original

Foi assim que um sindicato dos polícias apresentou queixa-crime contra os autores do cartoon e contra a RTP por ter emitido tamanha afronta. Claro que é uma perda de tempo, não há aqui nenhum crime, mas o tribunal dirá se, entretanto, a queixa não for arquivada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui